UFRRJ Câmpus Campos dos Goytacazes participa de projeto com instituição mexicana

O engenheiro agrônomo do câmpus Campos dos Goytacazes (CCG) Willian Pereira ministrou palestras sobre a produção da cana-de-açúcar no Brasil como parte da última etapa de um projeto desenvolvido em parceria com instituições mexicanas. O projeto intitulado “Impacto da substituição de açúcar de cana por edulcorantes de alta intensidade no México” foi coordenado pelo Instituto Tecnológico Superior de Venustiano Carranza (ITSVC) e Universidade Autônoma Chapingo (UACh) e contou com a participação de pesquisadores do CENICANA (Colômbia), do CENGICANA (Guatemala) e da UFRRJ-CCG.
Na difusão dos resultados do projeto foram percorridas as principais regiões mexicanas produtoras de cana-de-açúcar, órgãos do governo, instituições de ensino e associações de produtores. O agrônomo do CCG ministrou palestras abordando o histórico, o cenário atual e as perspectivas da agroindústria da cana-de-açúcar no Brasil. Nas palestras Willian também aproveitou para divulgar os trabalhos desenvolvidos pela UFRRJ-CCG e as possibilidades de parcerias entre as instituições mexicanas.
Os resultados do projeto serão publicados em um livro com previsão de lançamento em janeiro de 2017.

O projeto
O projeto iniciado em julho de 2015 responde a necessidade de se entender o mercado de adoçantes não calóricos e quantificar os níveis de substituição do açúcar de cana no México, e também visa avaliar o impacto econômico gerado pela substituição do açúcar na indústria açucareira mexicana. Além disso, o projeto pretende a partir de experiências observadas em outros países diversificar os produtos da cana-de-açúcar no México, uma vez que a produção mexicana é destinada apenas para a produção de açúcar.

Convênio
O convênio estabelecido entre a UFRRJ-CCG e o ITSVC teve os primeiros entendimentos em abril de 2015 com a visita dos professores Alberto Santillán e Nehemías Vásquez a UFRRJ em Seropédica e em Campos dos Goytacazes. Na ocasião, os professores mexicanos conheceram o programa de melhoramento genético da cana-de-açúcar e demais pesquisas com a cultura da cana-de-açúcar desenvolvidas no CCG. O convênio estabelece uma cooperação mútua ampla entre as instituições, e visa desenvolver em conjunto ações como visitas e intercâmbio de professores e estudantes, conferências, seminários, constituição de grupos de trabalho e programas comuns de curto, médio e longo prazos em diversas áreas acadêmicas, entre outras ações.

34r
Palestra para o corpo técnico da Usina Tamazula, em Tamazula, Jalisco.

34r34

54gt

234
Palestra para estudantes no Instituto Tecnológico Superior de Venustiano Carranza, em Venustiano Carranza, Puebla.

rfe

Apresentação no simpósio “Impacto da substituição de açúcar de cana por edulcorantes de alta intensidade no México” na Universidade Autônoma de Chapingo, em Texcoco, Estado do México.

Elaboração:Willian Pereira (Engenheiro Agrônomo da UFRRJ).

06/12/2016.