Campus realiza III Reunião de Manejo de Pastagens

Nos dias 6 e 7 de Junho, ocorreu a 3ª edição da Reunião Técnica de Manejo de Pastagens do Norte e Noroeste Fluminense, organizada e sediada pela Universidade Federal Fluminense Rural Campus Campos dos Goytacazes.

Com o objetivo de contribuir com o desenvolvimento regional, o evento abordou temas relacionados ao manejo adequado de pastagens nas condições da Região, inicialmente de forma técnica. Este tem se tornado um dos principais eventos do setor na Região Norte e Noroeste Fluminense.

Com as diversas mudanças surgidas nos últimos anos, em que as terras eram destinadas as lavouras e agora têm sido transformadas em pastos, muitos agricultores não tinham conhecimento sobre as técnicas adequadas de produção, principalmente com relação ao manejo adequado de pastagens e conservação do solo.

Este evento surgiu como forma de debate e troca de conhecimento, visto que as mudanças no uso da terra requerem estudos e manejo adequado, particularmente em regiões consideradas de fragilidade ambiental, como a Norte e Noroeste Fluminense.

1º dia do evento

Na quarta feira (06), a Reunião teve inicio às 9h, com abertura e palavras de boas vindas do Diretor do Câmpus CG, Dr. Jair Felipe Ramalho, no auditório Aldo Alves Peixoto. Ao todo foram 73 participantes, dentre eles Produtores Rurais, técnicos de diferentes áreas e estudantes de Agronomia e Zootecnia.

O dia foi composto por um ciclo de palestras e momentos de debates. Na parte da manhã, tivemos a participação do Prof. Dr. Carlos Augusto Brandão de Carvalho, Zootecnista, professor do Departamento de Nutrição Animal e Pastagens da UFRRJ, abordando o tema: Transição cana-pastagem, como manejar o sistema de forma sustentável. Seguido do Ms. Humberto Luiz Wernersbach Filho, Zootecnista, supervisor de pesquisa – Fertilizantes Heringer, abordando o tema: Uso de fertilizantes em pastagens: opções, estratégias e custos.

Já durante a tarde, tivemos a participação do Dr. Marcelo Muller, Eng. Florestal, Pesquisador da Embrapa Gado de Leite, que abordou o tema: Possibilidades de sistemas de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) para as condições do Norte e Noroeste Fluminense. E em seguida, foram realizadas apresentações de painéis voltados para a temática “Estratégias regionais para suplementação de animais em período de seca”. O Dr. Bernardo Lima Bento de Mello, Zootecnista, Agente de Extensão em Desenvolvimento Rural do INCAPER, iniciou abordando o tema: Utilização da silagem do abacaxizeiro para alimentação de bovinos. Seguido da Dra Elizabeth Fonsêca Processi, Zootecnista/Pesquisadora da UFRRJ-CCG, com o tema: Uso da cana-de-açúcar como suplemento para época de seca. E por fim, o Prof. Dr Vinicius Pimentel, Zootecnista, professor do Departamento de Nutrição Animal e Pastagens da UFRRJ, sobre o tema: Nutrição e suplementação de equinos em períodos de seca.

Alguns ouvintes expuseram suas satisfações e demonstraram o quanto esse evento tem fomentado a discussão da temática na Região, gerando melhoramento e trocas de experiências. Como é o caso do arquiteto Marcos Gonçalves, que esteve presente na ultima edição da Reunião e colocou em prática as técnicas expostas, tendo excelentes resultados, tanto em sua terra, como em sua renda. E ele afirma, “O contato com essa oportunidade que vocês proporcionam, é uma maneira de quebrar alguns paradigmas do conservadorismo. (…) o tempo de vida é curto e o que eu venho pregando e colocando e prática é o seguinte: pega uma área e faz um pequeno laboratório para ver o quão certo isso dará.”.

2º dia do evento

Na quinta feira (07), foi realizada uma visita técnica à fábrica da Fertilizantes Heringer e à Fazenda Paraíso, Centro de Estudos do Agronegócio, Vila Velha – ES.

Durante a manhã, os participantes conheceram o processo de produção dos fertilizantes da Henringer, desde a saída do navio do país de origem, amostragem antes do desembarque, transporte, analises físicas e químicas dos fertilizantes, misturas, até às embalagens e distribuição. Esclarecendo a importância e prioridade pelo controle de qualidade em seus produtos.

Já na parte da tarde, visitaram a Fazenda Paraíso, onde conheceram a dinâmica da fazenda e a importância do manejo adequado. Assim como os cuidados necessários com o rebanho e os principais critérios de avaliação da raça Nelore.

Elaboração: Gabriela Lessa

Apoio: Lucas Coutinho e Marianna Oliveira