Câmpus recebe homenagem na Câmara de Vereadores de Campos dos Goytacazes

O Câmpus Campos dos Goytacazes (CCG) da UFRRJ foi homenageado na câmara de vereadores de Campos dos Goytacazes no dia 26 de setembro de 2017. A homenagem foi em decorrência da realização da primeira edição do Rio Agro Cana, o maior evento sucroenergético do Estado que teve como principal objetivo fortalecer o setor na região. O pesquisador do CCG Carlos Frederico Veiga participou da comissão organizadora do evento e os pesquisadores Josil de Barros Carneiro Júnior e Willian Pereira participaram como palestrantes no painel técnico “Recuperação de canaviais” ministrando respectivamente as palestras: “Potencial de novas variedades para a região” e “Produção de mudas de cana-de-açúcar, velhos e novos conceitos”.

Foto: Comunicação Câmara Municipal de Campos

Ao longo da sua história o CCG gerou e difundiu inúmeras inovações tecnológicas para o setor sucroenergético regional. Criado em 1991, com a transferência da estação experimental do antigo PLANALSUCAR para a UFRRJ, o CCG assumiu a responsabilidade pela continuidade dos trabalhos de pesquisa com a cana-de-açúcar nos Estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo e nas regiões nordeste de Minas Gerais e sul da Bahia. Atualmente o CCG integra, juntamente com mais 10 universidades federais, a RIDESA (Rede Interuniversitária para o Desenvolvimento do Setor Sucroenergético). Hoje os cultivares de sigla RB, desenvolvidos pela RIDESA, estão sendo cultivados em mais de 60% da área cultivada com cana-de-açúcar no país, chegando em algumas regiões a representar até 70%. Além disso, o CCG representa um importante centro de apoio ao ensino, à pesquisa e à extensão agropecuária nas regiões Norte e Noroeste Fluminense.