INTERCÂMBIO DE NOVOS CLONES RB DE CANA-DE-AÇÚCAR DA RIDESA

Dando prosseguimento ao trabalho de seleção de novas variedades de cana-de-açúcar para atender aos produtores dos Estados do Rio de Janeiro e do Espírito Santo e da região nordeste de Minas Gerais e do sul da Bahia, o Programa de Melhoramento Genético da Cana-de-açúcar – PMGCA da UFRRJ / RIDESA iniciou em maio de 2016 um novo intercâmbio de clones de cana-de-açúcar da sigla “RB” provenientes dos PMGCAs de oito das dez Universidades Federais que fazem parte da RIDESA – Rede Interuniversitária para o Desenvolvimento do Setor Sucroenergético.        Nessa nova etapa de trabalho 24 clones estão sendo multiplicados no Câmpus Campos dos Goytacazes da UFRRJ para posterior avaliação da sua adaptação aos diversos ambientes de produção de cana-de-açúcar do RJ, ES, MG e BA. Esses novos clones promissores oriundos da UFPR, UFSCar, UFV, UFG, UFMT, UFAL, UFRPE e da UFRRJ, vem se juntar às 16 novas variedades RB liberadas pela RIDESA em novembro de 2015 e disponibilizadas para plantio nas unidades conveniadas do PMGCA /UFRRJ / RIDESA entre elas a COAGRO – Cooperativa Agroindustrial do RJ, USINA CANABRAVA, LASA, ALCON, ALBESA, DASA, AGROUNIONE e UNIAL. Em 2016, só na COAGRO, foram disponibilizadas mais de 500 toneladas de mudas para fornecimento aos plantadores de cana associados à cooperativa.

Diante da crise porque passa o setor sucroenergético regional, maximizada pela falta de chuvas dos últimos três anos, a introdução de novos materiais genéticos mais produtivos e adaptados aos ambientes de produção da região ajuda a diminuir os seus efeitos danosos.

Maiores informações sobre as novas variedades de cana-de-açúcar liberadas pela RIDESA podem ser obtidas em contato com os técnicos do PMGCA da UFRRJ sediados no Câmpus Campos dos Goytacazes e através dos livros intitulados “45 ANOS DE VARIEDADES RB DE CANA-DE-AÇÚCAR – 25 ANOS DE RIDESA” e “LIBERAÇÃO NACIONAL DE VARIEDADES RB DE CANA-DE-AÇÚCAR” disponibilizados para “download” na página do Câmpus – http://www.campuscg.ufrrj.br.