Operações Agrícolas – Preparo de Solo, Plantio, Tratos Culturais, Colheita

OBJETIVOS
Comparar diversos métodos de preparo de solo, realizando-se testes de infestação de cupim e nematóides, em solo Podzólico Amarelo (Tabuleiro) do Espírito Santo e Sul da Bahia, na tentativa de se determinar as técnicas mais apropriadas, que proporcionem os melhores rendimentos e menor custo, com melhor controle de erosão.
Este trabalho pretende analisar a influência da escarificação, da descompactação do solo e da localização de adubação mineral na produtividade de soqueiras de cana-de-açúcar.
Determinar o comportamento de variedades em cultivo ou recém introduzidas, no que diz respeito às suas socarias com e sem palhiço do corte da cana crua, em situação irrigada, onde também é maior o volume de restos da colheita.
Desenvolver estudos de campo, em acompanhamento a uma colhedora de cana-de-açúcar operando em canavial sem queimada, onde levantamentos como: perdas na lavoura; impurezas minerais e vegetais transportadas para a usina e capacidade operacional da máquina sejam devidamente registrados.

SUBLINHAS DE PESQUISA
Preparo de solo para a cultura canavieira em solo podzólico amarelo.
Cultivo de soqueiras da cana-de-açúcar.
Comportamento de soqueiras de variedades com e sem palhiço provenientes do corte da cana crua irrigada.
Colheita mecânica da cultura da cana-de-açúcar avaliações de perdas, impurezas e capacidade operacional de colhedora automotriz.