Pesquisador do Câmpus CG tem participação em livro de alcance internacional

O pesquisador  Carlos Frederico Veiga, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Câmpus Campos dos Goytacazes, teve participação no livro digital Strategies and Tools for a Sustainable Rural Rio de Janeiro. O lançamento foi feito via web, em janeiro de 2019, e está disponível para compra em formato eBook.

O livro contém 31 capítulos, que foram escritos por pesquisadores e profissionais do projeto germano-brasileiro INTECRAL (Integração de Ecotecnologias e Serviços para o Desenvolvimento Rural Sustentável no Rio de Janeiro). Os capítulos abordam temas diversificados como agricultura, biodiversidade, gestão da água, adaptação às mudanças climáticas e gestão ambiental na Mata Atlântica.

A participação do Carlos Frederico foi no capítulo 9, que aborda uma pesquisa feita em conjunto com pesquisadores da Pesagro-Rio e também do Institute for Technology and Resources Management in the Tropics and Subtropics (ITT), da cidade de Colônia, na Alemanha.

Os pesquisadores desenvolveram uma máquina colhedora que trabalha acoplada a pequenos tratores, com o objetivo de fazer colheita sem queima da cana-de-açúcar e ser eficiente em pequenas áreas. Esta é uma alternativa para os pequenos e médios produtores que não encontram no mercado máquinas que possam atendê-los, devido ao custo elevado e dificuldade em operarem em pequenas áreas.

A máquina está na fase final de teste e foi apresentada no Rio Agro Cana, em 2017. Sua implantação no mercado será de grande importância, pois permitirá que se cumpra a Lei 5990/11, que determina a redução gradativa da queima de cana-de-açúcar no Rio de Janeiro, cujo prazo termina em 2024.

Elaboração: Gabriela Lessa

24/01/2019