Pesquisador do CCG é autor de livro com pesquisadores de instituições internacionais

O engenheiro agrônomo e pesquisador do Câmpus Campos dos Goytacazes (CCG) da UFRRJ, Willian Pereira, é um dos autores do livro “Impacto de la sustitución del azúcar de caña por edulcorantes de alta intensidad en México”, lançado em outubro de 2017,  pela Editora da Universidade Autônoma Chapingo, no México.

O projeto iniciado em 2015 foi financiado pelo governo mexicano e teve como objetivos conhecer o mercado mexicano de edulcorantes* não calóricos, os níveis e o impacto econômico da substituição de açúcar de cana na indústria da cana-de-açúcar no México; analisar a situação atual da produção canavieira mexicana (atualmente é destinada quase que exclusivamente para a produção de açúcar) e, a partir de experiências de outros países, diversificar e aumentar a competitividade do setor canavieiro mexicano.

Nos primeiros capítulos, o livro faz uma revisão sobre os edulcorantes no México (classificação, usos, tendências de consumo, riscos para a saúde, mercado e rede de valor) e quantifica os níveis de substituição de açúcar e o impacto no setor açucareiro mexicano. Constatou-se que o mercado que antes era exclusivo do açúcar de cana está sendo substituído em 41% por edulcorantes e o fato mais preocupante é que em 24% dos produtos não se especifica o tipo de edulcorante utilizado. Além do mais, contando com brechas nas leis mexicanas, os edulcorantes recebem o título de açúcares, confundindo o consumidor padrão. A partir do quinto capítulo é feita uma análise da evolução e situação atual do setor canavieiro no México, Colômbia, Guatemala e Brasil.

Entre os autores do livro estão os pesquisadores Alberto Santillán Fernández e Nehemías Vásquez Bautista (Instituto Tecnológico Superior de Venustiano Carranza – México), Luis Ramiro García Chávez e Vinicio Horacio Santoyo Cortés (Universidad Autónoma Chapingo – México), Mario Melgar Morales (Centro Guatemalteco de Pesquisa e Capacitação da Cana-de-açúcar – CENGICAÑA, Guatemala), Jesús Eliecer Larrahondo Aguilar (Centro de Pesquisa da Cana-de-açúcar da Colombia – CENICAÑA, Colômbia) e Agustín Merino García (professor do  Departamento de Edafologia e Química Agrícola da Universidade de Santiago de Compostela – Espanha).

O sexto capítulo, que também teve autoria do biólogo e analista ambiental da Petrobrás Vinicius de Abreu Waldow, faz uma revisão sobre o setor sucroenergético brasileiro.

O livro está disponível para download no link abaixo:

* Edulcorantes ou adoçantes são substâncias de baixo, ou inexistente, valor energético que proporcionam a um alimento o gosto doce.