Saiba Mais

ECONOMIA AGRÍCOLA

-> Custo de produção da cana-de-açúcar, do açúcar e do álcool no Estado do Rio de Janeiro.
(Convênio UFRRJ / Associações de Produtores / Unidades Industriais)

OBJETIVOS
Determinar o custo de produção da cana-de-açúcar, do açúcar e do álcool produzidos no Estado do Rio de Janeiro, com vistas a fornecer indicadores ao sistema de remuneração da tonelada de cana-de-açúcar baseado no ATR (Açúcares Totais Recuperáveis).
Fornecer subsídios aos empresários e técnicos que atuam no setor, no sentido de aumentar a eficiência produtiva para garantir, frente aos novos desafios do mercado, uma maior competitividade desse segmento.
Levantar as quantidades e os preços médios de açúcar e de álcool praticados pelas Unidades Industriais do Estado do Rio de Janeiro visando fornecer subsídios para o preço básico da cana-de-açúcar, de acordo com a metodologia de cálculo da ATR (Açúcares Totais Recuperáveis)

-> Indicadores de preços de açúcar e de álcool do Estado do Rio de Janeiro
(Convênio UFRRJ / Associações de Produtores / Unidades Industriais).

OBJETIVOS
Estimar indicadores de preços de açúcar e de álcool para o mercado do Estado do Rio de Janeiro.
Fornecer subsídios ao sistema de remuneração da tonelada de cana-de-açúcar baseado no ATR (Açúcares Totais Recuperáveis). Custo de Produção da cultura da cana-de-açúcar

EQUIPE DE ECONOMIA AGRÍCOLA

Pesquisadores

Eng. Agr. D.Sc. Joana Rita Vieira
Eng. Agr. D.Sc. Ivan Ferreira. Morgado

Equipe Técnica:

Gil Moura Moreira
Cláudia Márcia da Cruz Ornellas
Elizabeth B. G. M. Ribeiro

 

INDICADOR DE PREÇO DO AÇÚCAR – MERCADO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
O Indicador de Preço de Açúcar no Mercado do Estado do Rio de Janeiro é um indicador calculado e divulgado diariamente pelo Campus Campos dos Goyataczes/UFRRJ.

Esse indicador é obtido através do Convênio firmado entre a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) – Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica (FAPUR), as Associações dos Produtores de Cana-de-Açúcar e as Unidades Industriais Sucroalcooleiras do Estado do Rio de Janeiro.

METODOLOGIA

. A UFRRJ – Campus Campos dos Goytacazes coleta, diariamente, informações de preços praticados nas comercializações de açúcar pelas unidades industriais do Estado do Rio de Janeiro no mercado interno. Para aferição desses dados, também são contactados os compradores e varejistas da região.

. Os dados de preços, expressos em reais, referem-se aos negócios realizados no mercado à vista, na condição Posto Veículo Usina (PVU), ou em armazém. As transações baseadas nos contratos realizados entre usinas e clientes com preços fixados para o ano-safra não são considerados para o cálculo do preço médio.

. Os preços divulgados correspondem ao açúcar cristal negociado em sacas de 50 kg com mínimo de polarização de 99,7 graus, máximo de 0,10% de umidade, máximo de 150 cor ICUMSA, máximo de 0,07% de cinzas, ensacado em sacos novos de polipropileno.

Equipe Técnica:

Joana Rita Vieira
Ivan Ferreira Morgado
Gil Moura Moreira
Cláudia Márcia da Cruz Ornellas
Elizabeth B.G.Medeiros Ribeiro

PARTICIPANTES DO CONVÊNIO:

Campus Campos dos Goytacazes/UFRRJ
Associação Fluminense dos Plantadores de Cana – ASFLUCAN
Associação dos Plantadores de Cana de Carapebus
Agro Industrial São João S/A – AGRISA
Companhia Açucareira Usina Barcelos
Companhia Açucareira Usina Cupim
Companhia Açucareira Usina Paraiso
Cooperativa Agroindustrial do Estado do Rio de Janeiro – COAGRO
Usina Santa Cruz S/A
Usina Sapucaia S/A