UFRRJ celebra acordo internacional com universidade alemã

Assinado em fevereiro de 2020, o memorando de entendimento (MOU) entre a UFRRJ e a Universidade de Ciências Aplicadas (em alemão: Technische Hochschule Köln, abreviada TH Köln) representa um importante mecanismo de cooperação para ambas universidades. No MOU, que tem duração inicial de cinco anos, estão oficializadas as declarações mútuas de intenção, que visam estabelecer e intensificar a colaboração no campo da gestão de recursos naturais e nas atividades conjuntas de pesquisa, incluindo a criação de mecanismos de incentivo de intercâmbio entre estudantes e equipe acadêmica das instituições.

As ações de pesquisa entre a UFRRJ e a TH Köln vem sendo potencializada já há alguns anos. Ao longo de 2019, relevantes atividades foram efetivadas em conjunto, a iniciar pelo seminário sobre o projeto Transformation of Brazilian Organic Residue Masses into Recyclable Materials and Energy Sources (TRABBIO), sendo realizado em maio, no auditório Aldo Peixoto da UFRRJ Câmpus Campos dos Goytacazes (CCG). Através dele foram estabelecidas metas e responsabilidades entre os parceiros.

No mesmo ano, seguindo os desdobramentos da reunião, ações de pesquisa foram desenvolvidas. Já em outubro foram realizados a instalação de experimentos de campo e avaliação e otimização de um protótipo de colhedora de cana-de-açúcar para pequenas propriedades. Em novembro foi recebido no CCG o primeiro estudante de mestrado do projeto.

A oficialização da parceria com a universidade alemã reforça a tendência de resultados de positivos. Portanto, espera-se para os próximos um maior intercâmbio de experiências, resultando em mais trabalhos de impacto.

Projeto TRABBIO

Iniciado em 2019, o projeto TRABBIO visa o desenvolvimento e implantação de tecnologias eficientes e inovadoras para o uso ambientalmente amigável de materiais energéticos, oriundos da biomassa da cana-de-açúcar. O projeto é liderado pela Clausthal Institute of Environmental Technologies (CUTEC) da Clausthal University of Technology e pelo Institute for Technology and Resources Management in the Tropics and Subtropics (ITT) da Technical University of Cologne, ambos da Alemanha. A UFRRJ, através do CCG é parceiro do projeto e atua em conjunto com a Embrapa Solos, Departamento de Engenharia de Metalúrgica e de Materiais da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Pesagro e COAGRO.

Sobre a TH Köln

A Universidade de Ciências Aplicadas é uma instituição de ensino superior em Colônia, Alemanha, fundada em 1971. Foi criada a partir de uma fusão de várias faculdades menores, a mais antiga delas era a Royal Provincial Trade School, fundada em 1833, e renomeada Trade College da cidade de Colônia de 15 de dezembro de 1879. As atividades de TH Köln visam avanços culturais e tecnológicos de alta relevância social e buscam contribuir substancialmente para a solução dos desafios sociais. Anualmente, cerca de 6.500 estudantes estudam na TH Köln. No geral, 26.000 estudantes de cerca de 120 países diferentes, juntamente com 440 professores e 2.000 funcionários, empregam seu potencial.

Para mais informações: https://www.th-koeln.de/en/homepage_26.php

Texto: Willian Pereira e Tamys Luiz Fernandes.
Fotos: 1 – Costa Belibasakis/TH Köln; 2 e 3 – Divulgação CCG/UFRRJ.
Postado em 21/05/2020 – 10:21 – http://portal.ufrrj.br/ufrrj-celebra-acordo-internacional-com-universidade-alema/