Zootecnista do Campus ministra curso em evento

A Vice-diretora do Câmpus Campos dos Goytacazes, a Zootecnista Elizabeth Processi, ministrou um curso de “Produção de Silagem”, no 2º Dia de Campo, que aconteceu no Instituto Federal Fluminense Campus Avançado Cambuci, no dia 07 de abril.

A Ensilagem é um processo realizado para conservar o alimento, podendo ser feita utilizando o milho e sorgo, assim como a sobra do pasto da época de chuvas. Este é um processo interessante para manter a produção durante o ano todo, permitindo que o animal não sofra com escassez de alimento durante a seca.

O curso foi ministrado em duas etapas: uma teórica e uma prática, objetivando tirar dúvidas dos produtores, mostrar novas tecnologias de produção de silagem e permitir que pudessem realizar o procedimento na prática. Apesar de ser uma técnica antiga, é pouco difundida na região.

Foram 81participantes ao todo, sendo divididos entre  produtores rurais de diversos municípios da região, estudantes dos Cursos Técnicos em Agropecuária e Agroecologia, Agronomia, Medicina Veterinária, além de técnicos da área.

O evento foi  promovido pelo Núcleo de Estudos em Agroecologia (NEA IFF Cambuci) em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ – Câmpus Campos dos Goytacazes), a Secretaria de Defesa Sanitária do município e com o apoio da empresa Irmãos Ferreira e do diretor-geral do campus, Luiz Alberto Louzada Hosken.

Elaboração: Gabriela Lessa

13/04/18