Câmpus Campos dos Goytacazes realiza evento no Espírito Santo.

A Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro através do Câmpus Campos dos Goytacazes realizou o “XV Encontro Técnico da ERES”, na Estação Experimental Regional do Espírito Santo da UFRRJ. O evento contou com a presença dos gestores, engenheiros agrônomos e técnicos das unidades produtoras da região. As palestras ministradas tiveram como objetivo mostrar os trabalhos desenvolvidos nos polos que atuam com pesquisas com a cultura da cana-de-açúcar e seu desenvolvimento tecnológico, ampliando os conhecimentos dos que estavam presentes, para uma melhor eficácia de planejamento das lavouras.
As apresentações de palestras ficaram divididas em três temas, tendo como primeira, “Variedades RB, resultados recentes”, apresentado pelo engenheiro agrônomo da UFRRJ, Josil de Barros Carneiro Junior. A segunda apresentação teve como tema o Comportamento de Variedades RB no Centro-Sul do Brasil e Censo Varietal, ministrada pelos engenheiros agrônomos da UFSCar, Igor Killer Nunes e Danilo Eduardo Cursi. As duas apresentações fazem parte das pesquisas desenvolvidas pela RIDESA – Rede Interuniversitária para o Desenvolvimento do Setor Sucroenergético que é composta por outras oito IFES além da UFRRJ e UFSCar. O terceiro tema foi, “Monitorando o Tempo e o Clima na Região Norte do Espirito Santo”, ministrado pelo Professor da UENF, José Carlos Mendonça, que fez uma análise do clima da região Norte do ES após uma grande seca que ocorreu este ano naquela região.
O evento teve encerramento com entrega de certificados para os palestrantes, homenagem aos colaboradores das pesquisas e, distribuição do livro “45 anos de variedades RB de cana-de-açúcar. Com fala de encerramento, o Diretor da UFRRJ/Câmpus Campos dos Goytacazes, Carlos Frederico de Menezes Veiga, enfatizou a importância das pesquisas realizadas, agradecendo às unidades conveniadas e aos parceiros na realização do evento.

jo

sam_0680

Elaboração: João Paulo Azevedo fernandes (Estagiário de jornalismo da UFRRJ do Câmpus Campos dos Goytacazes)
Carlos Frederico de Menezes Veiga (Diretor da UFRRJ/Câmpus Campos dos Goytacazes)