Trabalho da UFRRJ/CCG é premiado em importante evento do setor sucroenergético

O trabalho intitulado “Desenvolvimento inicial da cana-de-açúcar em função de diferentes métodos de propagação” de autoria dos agrônomos do Câmpus Campos dos Goytacazes (CCG) Paulo Henrique Borgati Chrisostomo, Willian Pereira, Tamys Luiz Fernandes, Gustavo Cardoso de Oliveira Dias e Antônio de Amorim Brandão, conquistou o 1º Lugar como melhor trabalho científico no VIII Simpósio “Tecnologia de Produção de Cana-de-Açúcar”.

O evento, considerado o maior evento técnico do setor sucroenergético brasileiro, aconteceu entre os dias 12 a 14 de julho, em Piracicaba-SP. Nessa edição, o simpósio contou com cerca de 650 participantes e dentre os painéis, abordou as perspectivas para o cenário econômico e importância do setor para a sociedade, fertilidade do solo e adubação, manejo do canavial, inovações tecnológicas e experiências no setor.

O trabalho desenvolvido pela equipe do CCG teve como objetivo avaliar diferentes métodos de propagação no desenvolvimento inicial da cana-de-açúcar e obteve ótimos resultados. Atualmente a instalação do canavial está entre os principais componentes do custo de produção da cultura. Além disso, a longevidade dos canaviais e a redução do custo por tonelada de cana produzida está diretamente relacionada com a formação de viveiros, manejo varietal, cuidados fitossanitários adequados e qualidade de mudas utilizadas para a multiplicação de viveiros. “Aperfeiçoar os métodos de propagação da cana-de-açúcar é essencial para a manutenção da competitividade do setor, visto que leva a redução de custos e o aumento lucratividade”, ressaltaram os autores.

wi

wik

18/07/2017.