Ano 2018

A III Reunião Técnica de Manejo de Pastagens do Norte e Noroeste Fluminense (RTMP) novamente teve como principal objetivo reunir produtores rurais, fomentar discussões e propor alternativas para a produção pecuária no Norte e Noroeste Fluminense, com ênfase no manejo de pastagens. No primeiro dia foram ministradas cinco palestras técnicas com profissionais experientes e especialistas no tema e no segundo dia foi realizada uma visita técnica à Fazenda Paraíso, em Vila Velha-ES. O evento contou com a presença de 100 participantes, sendo a maioria de produtores rurais (40%), representando dezessete (17) municípios do Estado do Rio a região e dois municípios fora do Estado. Participaram também técnicos, pesquisadores e estudantes envolvidos com o setor agropecuário regional. A divulgação da Fundação Agrisus se deu com a distribuição de folders institucionais, exposição de dois banners em locais de destaque, apresentação do vídeo institucional na abertura do evento, logo institucional em todas as mídias digitais e menção ao patrocínio durante os intervalos das palestras.

A III RTMP teve início às 9h, com abertura e boas vindas do Diretor do Câmpus CG, Dr. Jair Felipe Ramalho, no auditório Aldo Alves Peixoto. Ao todo foram 100 participantes, dentre eles Produtores Rurais, técnicos de diferentes áreas e estudantes de Agronomia e Zootecnia. O dia foi composto por um ciclo de palestras e momentos de debates. Na parte da manhã, tivemos a participação do Prof. Dr. Carlos Augusto Brandão de Carvalho, Zootecnista, professor do Departamento de Nutrição Animal e Pastagens da UFRRJ, abordando o tema: Transição cana-pastagem, como manejar o sistema de forma sustentável. Seguido do Ms. Humberto Luiz Wernersbach Filho, Zootecnista, supervisor de pesquisa – Fertilizantes Heringer, abordando o tema: Uso de fertilizantes em pastagens: opções, estratégias e custos.
Já durante a tarde, tivemos a participação do Dr. Marcelo Muller, Eng. Florestal, Pesquisador da Embrapa Gado de Leite, que abordou o tema: Possibilidades de sistemas de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) para as condições do Norte e Noroeste Fluminense. E em seguida, foram realizadas apresentações de painéis voltados para a temática “Estratégias regionais para suplementação de animais em período de seca”. O Dr. Bernardo Lima Bento de Mello, Zootecnista, Agente de Extensão em Desenvolvimento Rural do INCAPER, iniciou abordando o tema: Utilização da silagem do abacaxizeiro para alimentação de bovinos. Seguido da Dra Elizabeth Fonsêca Processi, Zootecnista/Pesquisadora da UFRRJ-CCG, com o tema: Uso da cana-de-açúcar como suplemento para época de seca. E por fim, o Prof. Dr Vinicius Pimentel, Zootecnista, professor do Departamento de Nutrição Animal e Pastagens da UFRRJ, sobre o tema: Nutrição e suplementação de equinos em períodos de seca.

Alguns ouvintes expuseram suas satisfações e demonstraram o quanto esse evento tem fomentado a discussão da temática na Região, gerando melhoramento e trocas de experiências. Como é o caso do arquiteto Marcos Gonçalves, que esteve presente na ultima edição da Reunião e colocou em prática as técnicas expostas, tendo excelentes resultados, tanto em sua terra, como em sua renda. E ele afirma, “O contato com essa oportunidade que vocês proporcionam, é uma maneira de quebrar alguns paradigmas do conservadorismo. (…) o tempo de vida é curto e o que eu venho pregando e colocando em prática é o seguinte: pega uma área e faz um pequeno laboratório para ver o quão certo isso dará.”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *