Ano 2019

A IV Reunião Técnica de Manejo de Pastagens do Norte e Noroeste Fluminense (RTMP) teve como objetivos principais reunir produtores rurais, pecuaristas e técnicos das Regiões Norte e Noroeste Fluminense; promover discussões sobre a produção pecuária no Norte e Noroeste Fluminense, com ênfase no manejo sustentável de pastagens; estimular a adoção de práticas conservacionistas de solo; promover o conhecimento e interesse pelos sistemas de integração em pequenas propriedades. No primeiro dia foram ministradas quatro palestras técnicas com profissionais experientes e especialistas no tema e no dia segundo foi feita uma visita técnica a Fazenda Abadia, em Campos dos Goytacazes-RJ. O evento contou com a presença de 83 participantes, representando 11 municípios do Estado e 4 de outros Estados do Sudeste. Participaram também técnicos, pesquisadores e estudantes envolvidos com o setor agropecuário regional. A divulgação da Fundação Agrisus se deu com a exposição de dois banners em locais de destaque, apresentação do vídeo institucional na abertura do evento, logo institucional em todas as mídias digitais e impressas e menção ao patrocínio durante a abertura do evento, os intervalos das palestras e agradecimentos finais.

A primeira palestra, conduzida pelo pesquisador da EMBRAPA Gado de Leite, Dr. Carlos Augusto de Miranda Gomide, teve como ênfase o manejo intensivo das pastagens. Nela, foram explicados desde os princípios do manejo de pastagens, disponibilidade de forragem e resíduo, sistema de rotação intermitente, até o cálculo de número de piquetes, dias de ocupação e descanso. Em suas considerações finais, o pesquisador destacou a importância do manejo realizado corretamente, respeitando a forragem, o solo e a exigência do animal.

O Dr. Robert Michael Boddey, pesquisador da Embrapa Agrobiologia, e o Professor Dr. Robert Macedo, Professor de forragicultura e pastagem da UFFRJ, deram sequência à primeira palestra, destacando suas experiências com o consórcio leguminosas em pastagens. O foco da apresentação foi nos benefícios da utilização do consórcio leguminosa e pastagem, bem como os desafios que ainda serão necessários para consolidação do consórcio.
A terceira palestra teve como tema as “sinergias e desafios do cultivo de grãos em sistemas de integração com pastagem para o Norte e Noroeste Fluminense”. A pesquisadora da Embrapa Agrobiologia, Dra. Claudia Pozzi Jantália destacou a importância do sistema dos sistemas de integração, os desafios a serem vencidos e as possíveis propostas de sistemas de integração para as regiões Norte e Noroeste Fluminense. Já o Consultor da SOESP, Claudinei Caldeira Henn, mostrou suas experiências com implantações de sistemas de integração em propriedades rurais e os desafios enfrentados e superados para o sucesso obtido em tais trabalhos.
Encerrando o evento, o extensionista da Emater – RJ, Flaviano Leal de Souza e o Assessor de Agronegócio do Banco do Brasil, Thiago de Souza Ribeiro, apresentaram palestra com o tema “Crédito rural e financiamento para formação de pastagens”. Os palestrantes exploraram as oportunidades de crédito e financiamento, mostrando ao público ouvinte as suas experiências com projetos e as linhas de créditos existentes para formação de pastagens.

O evento contou com a presença de 83 participantes, sendo 26 produtores rurais, 4 funcionários e gerentes de fazendas, 35 técnicos, 11 estudantes, 5 pesquisadores, 2 professores e outros. Os participantes representaram 11 municípios do Estado do Rio de Janeiro (Campos dos Goytacazes, Macaé, Nova Friburgo, Miracema, Rio de Janeiro, Seropédica, São Francisco do Itabapoana, Dores de Macabu, Conceição de Macabu, São Fidélis e Itaocara) e 4 municípios fora do Estado (Juiz de Fora – MG, Alegre e Vila Velha – ES e Ribeirão Preto – SP). (Listagem completa dos participantes em anexo).

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *