Ano 2020

A V Reunião Técnica de Manejo de Pastagens do Norte e Noroeste Fluminense (RTMP) teve como objetivos principais reunir produtores rurais, pecuaristas, técnicos e estudantes das regiões norte e noroeste fluminense interessados no tema; promover discussões sobre o manejo sustentável das pastagens, produção pecuária e intensificação da produção animal em pastagens no norte e noroeste fluminense; estimular a adoção de práticas conservacionistas de solo; promover o conhecimento e interesse pelos sistemas de integração em pequenas e médias propriedades; propiciar por meio de divulgação de informações técnicas práticas o aumento de produtividade da pecuária regional. Foram ministradas quatro palestras técnicas e uma palestra institucional com os projetos de pesquisa desenvolvidos no Câmpus Campos dos Goytacazes da UFRRJ, relacionados ao tema do evento. Ao final das palestras foi realizada uma mesa de discussão com todos os palestrantes. O evento online foi transmitido pela página do Facebook do Câmpus https://www.facebook.com/ufrrj.campuscg e contou com a participação durante toda transmissão de 67 ouvintes, com alcance de 1.330 pessoas, 150 reações, 107 comentários e 613 visualizações, segundo relatório disponibilizado pela plataforma de transmissão do evento, no dia 15/12/2020. Participaram produtores rurais, técnicos, pesquisadores e estudantes envolvidos com o setor agropecuário regional. A divulgação da SOESP se deu com a exposição da logo em um backdrop durante a apresentação do evento online, logo institucional em todas as mídias digitais, menção ao patrocínio durante a abertura do evento e nos agradecimentos finais e pela palestra ministrada pelo Zootecnista, Assistente Técnico de Sementes da SOESP, Dr. Diogo rodrigues da Silva.

A primeira palestra, conduzida pelo extensionista rural da Emater – Rio, Flaviano Leal de Souza, teve como ênfase o cenário da pecuárias nas regiões norte e noroeste fluminense e as perspectivas de mercado. Nela, foram abordados desde os dados atuais de rebanho, produção, produtividade, tipo de mão-de-obra predominante, até o comportamento do mercado e possíveis cenários futuros. Em suas considerações finais, o extensionista destacou o crescimento da produção e que as regiões estão em uma posição geográfica interessante para maior alcance de mercados.
O Dr. Robérson Machado Pimentel, professor de forragicutura da Universidade Federal Fluminense, deu sequência à primeira palestra, destacando suas experiências com BRS Capiaçu. O foco da apresentação foi nos procedimentos para implantação de uma capineira de Capiaçu, bem como os manejos necessários para alta produtividade e qualidade da capineira.
A palestra institucional foi ministrada pela Dra. Letícia Pastore Mendonça, engenheira agrônoma da UFRRJ, onde foi abordado resumidamente os projetos de pesquisa das linhas de pesquisa “Avaliação e produção de forragem para o norte e noroeste fluminense” e “manejo de pastagens do norte e noroeste fluminense”. A apresentação destacou os projetos de cana forrageira com introdução, avaliação e recomendações de novos genótipos, avaliação de híbridos de sorgo, avaliação da cultura do milheto e os sistemas de integração lavoura-pecuária, este último com apoio financeiro da Fundação Agrisus.
A terceira palestra teve como tema as “Implantação e manejo de pastagens em regiões semiáridas”. O Zootecnista da Emater – Rio, Dr. Paulo Drude de Lacerda destacou as principais forrageiras que podem ser e são utilizadas em regiões semiáridas, como implantar e formar pastagens com os desafios dessas regiões e ainda mostrou os manejos de pastagens com as peculiaridades do semiárido.
A última palestra foi ministrada pelo Zootecnista da SOESP, Dr. Diogo Rodrigues da Silva, apresentou palestra com o tema “Técnicas para recuperação de pastagens degradadas”. O palestrante explorou as técnicas possíveis para a recuperação de pastagens degradadas, mostrando ao público ouvinte as suas experiências com projetos desse tema e destacou principalmente o sistema de integração lavoura-pecuária, a importância do mesmo e os grandes desafios.
Ao final das palestras foi realizada uma mesa de discussão com todos os palestrantes, onde perguntas dos ouvintes foram direcionadas aos mesmos, gerando discussões sobre os temas abordados, mediada pela coordenadora do evento, Dra. Elizabeth Fonsêca Processi. A mesa de discussão foi muito proveitosa, com excelente participação do público e grande experiência dos palestrantes nas respostas, com isso as discussões foram de qualidade e geraram muito conhecimento acerca do tema do evento.

Os temas selecionados e a qualidade das palestras estiveram adequados à realidade agropecuária da região. Ao final das palestras, os participantes atuaram ativamente com perguntas aos palestrantes e comentários, demonstrando interesse na aprendizagem e atualização das informações técnicas apresentadas. O evento contou com participantes de vários municípios do norte e noroeste fluminense, assim como de diversas outras regiões do estado do Rio de Janeiro, assim como de outros estados.