Programa de Melhoramento Genético da Cana-de-açúcar


O PMGCA – UFRRJ é um ente da RIDESA e atua no setor sucroenergético brasileiro, por meio da liberação e recomendação de variedades “RB” de cana-de-açúcar. Tem área de abrangência nos estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo, sul da Bahia e Nordeste de Minas gerais, onde predominam ambientes de produção restritivos, muito em função dos baixos índices de precipitação hídrica.

As variedades RB de cana-de-açúcar são inovações tecnológicas da RIDESA que carregam em seu DNA um grande potencial de produção e melhor utilização dos recursos naturais. São selecionadas sob critérios rigorosos e testadas nos mais diferentes ambientes de produção do Brasil canavieiro. O PMGCA – UFRRJ busca permanentemente por materiais que carreguem características positivas nos aspectos de produtividade, sanidade, longevidade e colheitabilidade.

O PMGCA -UFRRJ trabalha em parceria com entes públicos e privados, pois enxerga que essa é a melhor forma aumentar a permeabilidade dos ensaios, viabilizar a continuidade das ações de pesquisa e extensão, além do fortalecer a formação de estudantes.

Nos últimos anos novos projetos foram adicionados ao PMGCA, ampliando as áreas de estudo, além do setor industrial, passando a direcionar clones e variedades para a produção de caldo e cana e alimentação animal em ambientes com recorrentes estresses hídricos.

Metas

Para o bom funcionamento do PMGCA-UFRRJ metas foram estabelecidas nos mais diferentes setores do programa.

  1. Até 2023, estabelecer convenio de pesquisa com pelo menos 90% das unidades industriais do setor sucroenergético nas áreas de atuação do PMGCA-UFRRJ;
  2. Liberar variedades a cada 6 anos;
  3. Realizar publicações bianuais;
  4. Ampliar os estudos de variedades RB para a alimentação animal.