Volta às aulas do curso de pós-graduação

O curso de Especialização “Tecnologia de Produção e Usos da Cana-de-açúcar”, realizado pelo Câmpus Campos dos Goytacazes, retomará as aulas no dia 15 de fevereiro. Será o terceiro e último semestre do curso para a conclusão da primeira turma.

A abordagem principal deste semestre visa complementar os anteriores, com o objetivo de obter uma formação mais completa. Os dois primeiros trataram da parte de tecnologias agrícolas, planejamento e destinação da produção da cana-de-açúcar para alimentação animal. Já no último semestre, o foco será na gestão da cadeia de produção da cana-de-açúcar, abrangendo as pequenas e grandes produções; e também na produção dos subprodutos como etanol, cachaça e açúcar (mascavo, rapadura, etc).

Além das aulas teóricas, as disciplinas do último semestre contarão com aulas práticas, que serão feitas através de visitas técnicas. O intuito é mostrar aos alunos o funcionamento da produção industrial (usina de cana-de-açúcar) e também das pequenas agroindústrias (alambiques e produção de rapadura).

Para o estudante e servidor do Câmpus, Paulo Henrique Borgati, o curso tem sido positivo, uma vez que, conta-se com excelentes profissionais no corpo docente, que capacitam a turma com conteúdos de alta qualidade e ótima didática. Além disso, a especialização oferecida tem sido vantajosa, por permitir que o aluno a curse enquanto mantém a atividade profissional.

“Os dois primeiros semestres foram muito satisfatórios e conseguimos fazer um apanhado geral quanto ao planejamento da produção até a colheita e matéria prima. Agora introduziremos as matérias de gestão, permitindo que os estudantes compreendam todo o ciclo da cadeia de produção”, disse o coordenador do curso, Willian Pereira.

Elaboração: Gabriela Lessa.

06/02/2019