Pioneirismo na bebida nacional é prestigiada pela UFRRJ

UFRRJ esteve na entrega do certificado de registro da primeira Indicação Geográfica (IG) na espécie Denominação de Origem (DO) para o destilado do Brasil – a Cachaça.

No dia 14 de março de 2024 às 15h, no Sebrae-Rio, no centro da cidade do Rio de Janeiro, ocorreu a Cerimônia de Reconhecimento da primeira DO de Cachaça do Brasil, sendo os anfitriões o SEBRAE e a Associação de Produtores e Amigos da Cachaça de Paraty – APACAP.

Sebrae, INPI e APACAP na Cerimônia de Reconhecimento da Primeira Denominação de Origem de Cachaça do Brasil.

O evento contou com um painel sobre a IG Paraty, onde o presidente da APACAP, Lucio Gama Freire, relembrou a trajetória do reconhecimento e as diversas mãos que contribuíram para o reconhecimento da DO. Também participaram do painel a presidente da Associação dos Produtores e Amigos da Cachaça do Estado do Rio de Janeiro – APACERJ e Vice-Presidente do Conselho Deliberativo do Instituto Brasileiro da Cachaça – IBRAC, Katia Alves Espírito Santo; o secretário de Turismo de Paraty, Otávio Marcos Gama; o Diretor de Marcas, Desenhos Industriais e Indicações Geográficas do Instituto Nacional de Propriedade Industrial – INPI, Schmuell Lopes Cantanhede; e o chefe da Divisão de Desenvolvimento Rural da SFA-RJ do Ministério da Agricultura e Pecuária – MAPA, Celso Merola Junger.

Painel Cachaça Paraty – Denominação de Origem com Lucio Gama Freire – APACAP, Katia Alves Espírito Santo – APACERJ e IBRAC; Otávio Marcos Gama – Prefeitura Municipal de Paraty; Schmuell Lopes Cantanhede – INPI e Celso Merola Junger – MAPA.

Após o painel foi entregue pelos representantes do INPI o Certificado de alteração de Registro de IG da espécie Indicação de Procedência para Denominação de Origem aos seis produtores de cachaça de Paraty que constitui a APACAP.

Certificado de registro de Indicação Geográfica emitido pelo INPI com a alteração no dia 30/01/2024 da espécie Indicação de Procedência para Denominação de Origem.

Representando a UFRRJ estavam presentes o professor do departamento de solos do Instituto de Agronomia e Coordenador do Programa de Residência em Agronomia, prof. Eduardo Lima; e o engenheiro agrônomo do Campus Campos dos Goytacazes da UFRRJ, Giovane Leal de Souza Silva.

Professor Eduardo Lima e Engenheiro Agrônomo Giovane Leal de Souza Silva representando a UFRRJ juntamente com os produtores de cachaça de Paraty e representante do MAPA.

Este evento foi a coroação do trabalho iniciado pela UFRRJ com a Residência em Agronomia em 2006 e diversas outras ações de ensino, pesquisa e extensão como o projeto de pesquisa “Características Socioeconômicas, Edáficas e Produtivas das Áreas Cultivadas com Cana-de-açúcar (Saccharum sp.) em Paraty” realizado no Programa de Pós-graduação em Agronomia – Ciências do Solo que compôs o pedido de alteração do registro da IG Paraty e descreveu os fatores naturais da área geográfica delimitada que influência nas características únicas da cachaça de Paraty.

Giovane Leal de Souza Silva – Engenheiro Agrônomo do campus Campos dos Goytacazes da UFRRJ.