UFRRJ promoveu o XXI encontro da Estação Experimental Regional do Espírito Santo

No dia 18 de outubro de 2023, o Campus Campos dos Goytacazes (CCG) através do do Programa de Melhoramento Genético da Cana-de-açúcar (PMGCA) realizou o XXI Encontro da Estação Experimental Regional do Espírito Santo (ERES) em Conceição da Barra, ES. Este evento anual reuniu 52 participantes, incluindo pesquisadores, produtores, técnicos e gestores da indústria da cana-de-açúcar das regiões do Rio de Janeiro, Espírito Santo, nordeste de Minas Gerais e sul da Bahia.

O vice-reitor, professor César Augusto da Ros, deu início ao evento, destacando a importância do trabalho da UFRRJ através do PMGCA e enfatizando a relevância das parcerias público-privadas para o desenvolvimento tecnológico do país. A diretora do CCG, Elizabeth Processi, expressou sua gratidão pela parceria de sucesso até então e demonstrou o orgulho do CCG em contribuir para o setor sucroenergético regional. Por fim, o coordenador do PMGCA da UFRRJ, Willian Pereira, ressaltou que o trabalho apresentado no encontro são o resultado de anos de esforço coletivo, resultando no desenvolvimento de novas variedades de cana-de-açúcar e, principalmente, no fortalecimento dos laços entre os envolvidos.

Durante o evento, foram apresentadas as atividades do PMGCA da UFRRJ em 2023, com palestra técnica sobre os resultados obtidos com clones e variedades RB de cana-de-açúcar. O pesquisador Josil de Barros liderou as discussões, enfocando as condições climáticas e de mercado da safra atual e as perspectivas para a próxima safra. O pesquisador Fábio Vieira, do PMGCA da UFPR, abordou tópicos relacionados à produção de cana-de-açúcar no estado do Paraná, o processo de melhoramento genético e os resultados das variedades e clones promissores desenvolvidos pelo PMGCA da UFPR. Além disso, o evento contou com a presença do professor José Luís Camargo Zambon e do técnico Aito José da Silva, ambos do PMGCA da UFPR.

O Encontro da ERES mais uma vez estimulou a partilha de conhecimento e experiências entre profissionais e produtores da indústria da cana-de-açúcar. As informações e ideias compartilhadas no evento têm o potencial de fortalecer o compromisso contínuo da UFRRJ com as regiões produtoras de cana-de-açúcar, impulsionando o crescimento sustentável e a melhoria na produção dessa cultura. Dessa forma, a universidade consolida sua posição como uma parceira essencial no desenvolvimento destas áreas-chave   nas regiões abrangidas pelo PMGCA da UFRRJ.