A UFRRJ Câmpus Campos dos Goytacazes (CCG) sediou no dia 21 de setembro a primeira edição do Rio Agro Cana, o maior evento sucroenergético do Estado. O evento foi organizado pelo Sindicato das Indústrias Sucroenergéticas do Estado do Rio de Janeiro (SISERJ) com apoio da UFRRJ/CCG. O objetivo do evento foi fortalecer o setor sucroenergético regional e apresentar inovações para o segmento, além de resgatar a eficiência do setor de produção de cana-de-açúcar impulsionando a produtividade que nos últimos anos sofreu acentuadas quedas, tanto na área agrícola quanto na indústria.
O evento foi organizado em palestras técnicas, divididas em diferentes painéis: “Produção, Mercado e Crédito Rural”, “Recuperação de Canaviais”, “Inovação”, e “Irrigação e Recursos Hídricos na expansão da produção”. Os pesquisadores do CCG, Josil de Barros Carneiro Júnior e Willian Pereira participaram como palestrantes no painel técnico “Recuperação de canaviais” ministrando respectivamente as palestras: “Potencial de novas variedades para a região” e “Produção de mudas de cana-de-açúcar, velhos e novos conceitos.
Participaram da mesa de abertura do evento, o diretor do CCG, Jair Felipe Ramalho; o prefeito de Campos dos Goytacazes, Rafael Diniz; o secretário estadual de Agricultura, Jair Bittencurt; o subsecretário estadual de Desenvolvimento e Economia, Alberto Mofate; o presidente da Câmara Municipal de Campos, Marcão Gomes; e o presidente do Siserj, Frederico Paes.
Ao longo do dia, o evento recebeu cerca de 500 pessoas, entre produtores rurais, proprietários de usinas, autoridades, e pessoas ligadas ao setor sucroenergético do Norte Fluminense. O evento teve o patrocínio do Banco do Brasil, Sicoob Sul, Sescoop, Grupo MPE, Bracom, Águas do Paraíba, e apoio da Prefeitura de Campos, Câmara Municipal de Vereadores, Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF), Asflucan, Campos Convention & Visitors Bureau e da UFRRJ-CCG.