22 mil mudas de cana-de-açúcar são doadas em ação da RIDESA

Sem categoria

Os Programas de Melhoramento Genético da Cana-de-açúcar (PMGCA) da UFRRJ/CCG e da UFSCar deram mais um grande incentivo ao setor canavieiro. No dia 30 de maio, realizaram a doação de 22 mil mudas de variedades RB, produzidas pela técnica de cultura de meristema. Essas mudas são produzidas em biofábrica e conferem muitas vantagens aos produtores.

As mudas correspondem às variedades RB005983, RB015935, RB975375 e RB005014, selecionadas pela UFSCar. As duas primeiras são precoces, enquanto as outras têm ciclo de maturação em meio de safra. A introdução de materiais com essas características potencializa o rendimento agroindustrial para a produção de açúcar, álcool e energia elétrica. Além disso atende à demanda de diversificação de variedades com esses ciclos nos estados do RJ e ES, nordeste de MG e sul da Bahia.

A instalação dos viveiros primários nas unidades canavieiras foi supervisionada pela equipe da RIDESA com atuação nessas regiões. O intuito foi prover informações técnicas das variedades e suporte no controle varietal das áreas plantadas para que futuros viveiros mantenham a pureza genética dos canaviais.

Segundo o engenheiro agrônomo Dr. Josil de Barros do PMGCA-UFRRJ – “as mudas doadas são selecionadas e combinam não somente a sanidade, qualidade e vigor provenientes da cultura de meristema, mas também aumentam o potencial de produção, já que as novas variedades RB são tecnologias testadas por muitos anos em diversos ambientes de produção”.

A iniciativa reflete o compromisso que está no DNA da RIDESA: entregar continuamente tecnologias para o setor canavieiro, como forma de fortalecer a relação entre a pesquisa e os setores produtivos. Por essa parceria, unidades apoiadoras dos PMGCA obtêm vantagens através da autorização da exploração comercial de variedades protegidas. O sucesso dessa relação está traduzido nos números, uma vez que as variedades RB contribuem com 12,3% da matriz energética nacional.

                         

                         

                                                                                            

                                    

 

Elaboração: Tamys Luiz Fernandes

31/05/2019