O dia 26 de novembro de 2024, foi marcado por mais um encontro sobre a estruturação da IG do abacaxi para o Norte Fluminense. O evento reuniu representantes de diversas instituições no Centro de Convenções da UENF. Nessa ocasião, tiveram como pautas a apresentação e validação da documentação necessária para o pedido de reconhecimento da IG junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), a solução de pendências na delimitação da região geográfica e o apontamento para necessidade de estudos técnicos e científicos que comprovem a Denominação de Origem do produto.
Além disso, foi discutida a atual situação da Associação de Produtores de Abacaxi do Rio de Janeiro (APRA-RIO) e os documentos necessários para o protocolo do pedido junto ao INPI. O subsecretário de Estado de Agricultura do Rio de Janeiro, Felipe Brasil, esteve presente e foi solicitado seu apoio na definição da área geográfica a ser incluída no processo de reconhecimento.
A Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) Campus Campos dos Goytacazes, se fez presente pelo engenheiro agrônomo Giovane Leal de Souza Silva, representante e coordenador do projeto de extensão “Indicação Geográfica do Abacaxi do Norte Fluminense – Denominação de Origem” na UFRRJ.