No dia 28 de junho, o graduando em Agronomia, José da Silva Nogueira Neto, recebeu premiação por trabalho apresentado no XI Congresso Fluminense de Iniciação Científica e Tecnológica (Confict) e o VI Congresso Fluminense de Pós Graduação, na categoria banner, grande área ciências agrárias.
O trabalho intitulado “Avaliação Biométrica da Cana-de-Açúcar, em estágio inicial, adubada com nitrogênio em diferentes épocas” foi desenvolvido à partir de um projeto da UFRRJ Câmpus Campos dos Goytacazes, em parceria com o IFF Câmpus Avançado Cambuci. O projeto tem o objetivo de avaliar o impacto da adubação hidrogenada na plantação da cana-de-açúcar em diferentes épocas. O intuito desta estratégia é alcançar melhoria na qualidade da cultura para suplementação alimentar do rebanho bovino, em época de seca.
O experimento foi implantado em setembro de 2018, no IFF de Cambuci, e está em andamento, com avaliações mensais. É coordenado pela Zootecnista do CCG, Elizabeth Processi e pela professora do IFF, Marize Matos, com a participação do bolsista de Iniciação Científica do IFF, José Neto; a estudante de Técnico em Química, Letícia Silva; a estudante de Técnico em Agropecuária, Ana Eduarda Neves; do Engenheiro Agrônomo, Wanderson Rabello e a Técnica Agrícola, Kíssila Lima.
A cana-de-açúcar é um suplemento volumoso muito utilizado pelos produtores na Região Noroeste, onde o experimento está instalado, demonstrando a importância do trabalho apresentado. Através disso, há a possibilidade de avaliar diferentes épocas de adubação nitrogenada na qualidade dessa forragem oferecida aos animais.
Elaboração: Gabriela Lessa