Engenheira Agrônoma do UFRRJ/CCG participa de Curso de Manejo e Conservação de Solos em Engenheiro Paulo de Frontin-RJ

O 1º curso de manejo e conservação de solo, água e biodiversidade e recuperação de áreas degradadas e recuperação de nascentes foi realizado entre os dias 21 a 25 de agosto de 2017 pela Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil de Engenheiro Paulo de Frontin – RJ. O curso foi ministrado pelos pesquisadores da Embrapa Solos, Adoildo da Silva Melo, Cláudio Lucas Capeche, Enio Fraga da Silva e José Ronaldo de Macedo. Participaram do curso estudantes de graduação, agricultores, funcionários da prefeitura, UFRRJ/Câmpus Campos dos Goytacazes (CCG), empresas locais e organizações não governamentais, somando um total de 35 participantes.

O curso visou capacitar os participantes em temas relacionados ao uso dos solos e suas relações produtivas agropecuárias, florestais e ambientais, por meio de conhecimentos de pedologia, manejo e conservação de solo, água e biodiversidade, recuperação de áreas degradadas, fertilidade do solo e adubação mineral e orgânica, práticas conservacionistas, compostagem, determinação de compactação do solo e infiltração de água, e metodologia de educação ambiental relacionada à educação em solos. Com essa base, capacitando os presentes para realizar diagnósticos ambientais, elaborar planejamento de Recuperação de Áreas Degradadas e Conservacionista de Solo e Água e desenvolver ações de educação ambiental.

O CCG foi representado no curso pela engenheira agrônoma Drª. Maria Gabriela Ferreira da Mata. A mesma avaliou o curso positivamente e sugeriu que seria importante realizá-lo em Campos dos Goytacazes para os técnicos, estudantes e agricultores da região.