Equipe da Rural participa de Dia de Campo da Ridesa no Paraná

A equipe do Programa de Melhoramento Genético da Cana-de-açúcar (PMGCA) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) marcou presença no “Dia de Campo de Variedades RB” organizado pelo PMGCA da Universidade Federal do Paraná (UFPR) da Rede Interuniversitária para o Desenvolvimento do Setor Sucroenergético (Ridesa). O evento ocorreu em 31/05, na Estação Experimental da UFPR, em Paranavaí-PR.

Com a participação de cerca de 120 pessoas, incluindo representantes das usinas de cana-de-açúcar do Paraná, o Dia de Campo proporcionou aos participantes a oportunidade de percorrer parcelas com os lançamentos de variedades RB de 2021 em primeira soqueira, bem como conhecer alguns dos clones RB potenciais da Ridesa, com destaque para aqueles desenvolvidos pelo PMGCA/UFPR. Os coordenadores do PMGCA-UFRRJ, Willian Pereira e Tamys Fernandes, participaram com a apresentação da variedade RB108519, desenvolvida pela UFRRJ e lançada em 2021.

Dentre os participantes, estiveram presentes egressos da UFRRJ que atualmente atuam no setor sucroenergético. Além dos servidores da UFRRJ, Willian Pereira e Tamys Fernandes, também estiveram presentes as residentes do Programa de Residência Agronômica da UFRRJ, Gisele Farias (residente da Usina Santa Terezinha/Unidade Rondon) e Hannah Costa (residente da Usina Santa Terezinha/Unidade Ivaté). Outros ex-residentes, Roberta Alencar e Cássio Silva, também participaram do evento. Atualmente, Roberta Alencar desempenha a função de Analista na Usina Santa Terezinha-Unidade de Ivaté, enquanto Cássio Silva é supervisor de Tratos Culturais da Usina Companhia Melhoramentos – Unidade Nova Londrina.

A participação do PMGCA/UFRRJ nesse evento reafirma o compromisso do Programa em contribuir para o desenvolvimento do setor sucroenergético e fortalecer as parcerias entre as instituições. Essa troca de conhecimentos e experiências é fundamental para impulsionar o avanço do programa de melhoramento genético da cana-de-açúcar. A UFRRJ segue comprometida em formar recursos humanos, buscar inovação e progresso, contribuindo para o crescimento sustentável do setor.