Equipe do PMGCA da UFRRJ participa da jornada de cruzamento da cana-de-açúcar

Entre os dias 16 e 18 de maio, os pesquisadores do Programa de Melhoramento Genético da Cana-de-açúcar (PMGCA/UFRRJ), Willian Pereira e Tamys Fernandes, respectivamente coordenador geral e coordenador administrativo do PMGCA, participaram da jornada de cruzamento da cana-de-açúcar nas Estações de Floração e Cruzamento em Serra do Ouro, em Murici, Alagoas, e Estação de Floração e Cruzamento de Devaneio, em Amaraji, Pernambuco. Ambas são Bancos de Germoplasma da Rede Interuniversitária para o Desenvolvimento do Setor Sucroenergético (Ridesa) e são administradas pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), respectivamente.

O intuito da visita foi acompanhar o processo de cruzamento da cana-de-açúcar para obtenção de sementes para seleção e desenvolvimento de futuras variedades RB de cana-de-açúcar.

Avaliação das inflorescências aptas para o cruzamento da cana-de-açúcar.

Serra do Ouro- Alagoas

A Estação de Floração e Cruzamento Serra do Ouro, em Murici, Alagoas, foi criada em 1967, situa-se a 34 km do litoral e tem área total de 32 hectares. Por sua localização e clima privilegiados, permite o florescimento natural e profuso da cana-de-açúcar necessária para a realização de hibridações previamente planejadas pelos pesquisadores da Ridesa.

Campo de cruzamentos de cana-de-açúcar da estação de Serra do Ouro.

Devaneio- Pernambuco

A Estação de Floração e Cruzamento de Devaneio, em Amaraji, Pernambuco, originada em 2007, tem como objetivo complementar as pesquisas da Ridesa de hibridação para obtenção de novas variedades RB. Por sua altitude e clima privilegiado, precipitação pluvial média anual de 2.600mm, temperatura mínima com média de 18,92ºC e máxima média de 28,15ºC, a estação é agraciada com o florescimento natural e abundante da cana-de-açúcar, necessário para a realização de hibridações previamente planejadas pelos pesquisadores das universidades da Ridesa.

Por Raysa Terra
Com informações da Ridesa