Laboratório de fertilidade do solo da UFRRJ em Campos dos Goytacazes mantém conceito A em programa de qualidade

O laboratório de análise de solos, que integra o Centro de Análises (CA) da UFRRJ Câmpus Campos dos Goytacazes, recebeu novamente o conceito A no Programa de Análise de Qualidade de Laboratórios de Fertilidade (PAQLF) da Embrapa, no exercício 2016/2017. O PAQLF é coordenado pela Embrapa Solos e teve seu início em 1992. O principal objetivo do programa é a verificação da qualidade das determinações analíticas dos laboratórios de instituições públicas e privadas, tendo em vista a garantia dos resultados gerados pelos participantes, em 2017 mais de 120 laboratórios participaram da avaliação. Para o engenheiro agrônomo Willian Pereira, responsável pelo laboratório, o resultado evidencia o alto nível analítico e confiabilidade dos resultados e ressalta que a manutenção desse conceito ao longo dos anos se deve à dedicação diária e experiência da equipe do laboratório.

Sobre o laboratório de análise de solos da UFRRJ-CCG
O CA tem uma longa história de trabalho na área de fertilidade de solos e nutrição de plantas, principalmente nos Estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo. Diversas pesquisas foram desenvolvidas no laboratório, com destaque para a marcha de absorção de nutrientes e recomendação de adubação para a cultura da cana-de-açúcar. Atualmente, entre as principais atividades do CA destacam-se o atendimento direto de produtores rurais (média de 500 anualmente), técnicos e pesquisadores. Anualmente são analisadas cerca de 5000 amostras, suporte aos produtores com recomendação de adubação e calagem, além do treinamento de estudantes de diversas instituições de ensino da região.

Principais análises realizadas no laboratório: análise química de solo, planta, água, resíduos, vinhaça, calcário e fertilizantes; análise granulométrica de solo; análise tecnológica da cana-de-açúcar e ainda recomendação de adubação e calagem.

aa

aab

Contato:
Centro de Análises
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Câmpus Campos dos Goytacazes
Estrada do Açúcar – km 5, Bairro Penha
Cep: 28022-560 – Campos dos Goytacazes – RJ
Tel: (22) 2733 0505 ramal 205
Site: www.campuscg.ufrrj.br
Email: centroanalises@ufrrj.br

Willian Pereira (Engenheiro Agrônomo)