Pesquisadores da Rural palestram em evento para produtores de cana-de-açúcar

No dia 27 de maio, a equipe do Programa de Melhoramento Genético da Cana-de-açúcar (PMGCA) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) marcou presença no VI Seminário da Cana-de-açúcar, realizado no plenário da Câmara de Vereadores de São Francisco de Itabapoana.

O evento reuniu produtores, fornecedores e empresários do ramo do agronegócio, com o objetivo de discutir as novidades tecnológicas do setor sucroalcooleiro e as estimativas de produção para os próximos anos. O encontro contou também com a presença de autoridades políticas da região, além do subsecretário de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, Felipe Brasil, representando o governo do Estado.

O PMGCA/UFRRJ foi representado pelos pesquisadores Josil de Barros e Celso Bittencourt, que compartilharam seus conhecimentos e experiência por meio de palestras no evento. Josil de Barros apresentou uma palestra intitulada “Novas variedades RB de cana-de-açúcar”, abordando os avanços no campo do melhoramento genético da cultura. Sua apresentação focou em destacar as variedades mais recentes de cana-de-açúcar e suas características, ressaltando os benefícios que podem trazer aos produtores do setor. Já Celso Bittencourt ministrou a palestra “Nutrição e adubação da cana-de-açúcar”, abordando um tema de grande importância para o cultivo produtivo da cultura.

A presença da equipe do PMGCA/UFRRJ no VI Seminário da Cana-de-açúcar teve grande relevância, fornecendo aos participantes informações atualizadas sobre as pesquisas e os avanços na produção da cana-de-açúcar. A interação entre pesquisador e produtor é essencial para receber a inovação e promover um crescimento sustentável no setor agrícola. Além disso, a presença das autoridades políticas destacou a importância do setor sucroalcooleiro para a economia local e o compromisso governamental em apoiar o desenvolvimento.

Por Câmpus Campos dos Goytacazes/UFRRJ