PMGCA/UFRRJ promove encontro técnico sobre cana-de-açúcar em Conceição da Barra-ES

Em 26 de julho de 2023, a Usina Alcon, localizada em Conceição da Barra, Espírito Santo, foi o palco de uma reunião técnica de grande relevância para o setor sucroenergético regional. Organizado pelo Programa de Melhoramento Genético da Cana-de-Açúcar da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (PMGCA/UFRRJ), o evento teve como propósito primordial a atualização das usinas da região acerca das condições climáticas para a safra vigente, apresentação das variedades de cana-de-açúcar destaques e das práticas de manejo adotadas pelas usinas na região. Participaram do encontro a maioria das usinas de cana de açúcar do Rio de Janeiro, Espírito Santo, nordeste de Minas Gerais e sul da Bahia, abrangendo a área de atuação do PMGCA/UFRRJ.

A reunião técnica proporcionou um ambiente propício para a troca de conhecimentos e experiências entre as usinas presentes. O destaque ficou por conta da palestra proferida por Josil de Barros, pesquisador do PMGCA/UFRRJ, que abordou como foi a precipitação no primeiro semestre de 2023 nas unidades produtoras do RJ, ES, nordeste mineiro e sul da Bahia, e como a precipitação contribuiu com a produtividade agrícola e industrial da cana de açúcar. Além disso, a usina anfitriã, Alcon, juntamente com as usinas parceiras do PMGCA tiveram a oportunidade de apresentar inovações adotadas no manejo agrícola, assim como seus resultados agrícolas e industriais da safra vigente, enriquecendo o debate e fornecendo perspectivas valiosas para a melhoria contínua do setor.

Para o coordenador do PMGCA/UFRRJ, Willian Pereira, a reunião técnica representou mais um importante momento para o setor sucroenergético nas regiões de abrangência do PMGCA da Rural. As apresentações e discussões promovidas durante o encontro não apenas estimularam a troca de informações, mas também reforçaram a colaboração entre as usinas, visando aprimorar a produção e a sustentabilidade do setor. Com o sucesso dessa reunião estratégica, espera-se um impacto positivo na eficiência das usinas e no desenvolvimento contínuo da indústria sucroenergética da região.

Texto e fotos: Programa de Melhoramento Genético da Cana-de-Açúcar da UFRRJ.

Postado em 11/08/2023 – https://portal.ufrrj.br/pmgca-ufrrj-promove-encontro-tecnico-sobre-cana-de-acucar-em-conceicao-da-barra-es/