O tradicional encontro anual do setor sucroenergético, realizado na estação experimental da UFRRJ em Conceição da Barra (ES), aconteceu no dia 28/10/2017. Em sua XVI edição, o Encontro técnico da ERES buscou divulgar as tecnologias varietais geradas pela RIDESA e promover a troca de experiências entre pesquisadores e profissionais que estão lidando diariamente com a cana-de-açúcar. As ações visam estimular a adoção de tecnologias e práticas agronômicas que levem à produtividade e longevidade dos canaviais. As palestras foram conduzidas por pesquisadores que compõem os Programas de Melhoramento Genético (PMGCA) da UFRRJ e UFPR.
O pesquisador Dr. Josil Barros apresentou resultados e observações acerca do comportamento varietal de clones e variedades RB plantados em áreas experimentais nas usinas conveniadas do Espírito Santo. Segundo o engenheiro agrônomo do PMGCA – UFRRJ, as condições climáticas de anos recentes têm desfavorecido o crescimento dos canaviais do Rio de Janeiro e Espírito Santo, contudo através da pesquisa tem-se conseguido um leque de materiais, desde aqueles que suportam a condição de estresse hídrico prolongado, tornando possível a manutenção da atividade nesse período crítico, até outros que respondem positivamente em produtividade na melhoria do ambiente.
Em seguida os pesquisadores Dr. Guilherme Berton e Dr. Fabio Rodrigues apresentaram o PMGCA-UFPR, incluindo a estrutura de pesquisa, os resultados de variedades RB lançadas pelo programa, além de clones promissores cujo potencial é verificado no aumento de áreas cultivadas nas usinas paranaenses com esses materiais, já ganhando inclusive destaque no censo varietal do estado. Os pesquisadores afirmaram que o potencial desses clones pode ser explorado nas condições do Rio de Janeiro e Espírito Santo.
No encerramento do evento o Engenheiro agrônomo Dr. William Pereira da UFRRJ ministrou a palestra intitulada “Produção de mudas de cana-de-açúcar: velho e novos conceitos ”. Foram destacados erros e acertos para o plantio da cana de inverno, além dos cuidados fundamentais nos tratos com os colmos para propagação e as tecnologias de produção de mudas já disponíveis como as pré-brotadas e as obtidas através de culturas de meristemas. O pesquisador frisou a importância de se ter viveiros de mudas bem cuidados para garantir o vigor e sanidade da lavoura para a obtenção de um canavial longevo e produtivo.