UFRRJ Câmpus Campos dos Goytacazes (CCG) recebe visita de pesquisadores japoneses.

No dia 24/09 os pesquisadores japoneses Shinya Kajita (Tokyo University of Agriculture and Tecnology) e Tomonori Sonoki (Hirosaki University), juntamente com o professor Dr. Fábio Olivares (UENF) estiveram na UFRRJ/CCG. A vinda dos pesquisadores se deu através do projeto desenvolvido no âmbito da CAPES/Japan Society for the Promotion of Science e intitulado “Uma abordagem interdisciplinar para tratamento microbiológico da palha de cana-de-açúcar”, coordenado no Brasil pelo professor Fábio Olivares. O objetivo da visita ao câmpus da UFRRJ/CCG foi conhecer o programa de melhoramento genético da cana-de-açúcar e demais pesquisas desenvolvidas no câmpus.
Na ocasião, o pesquisador Dr. Jair Felipe Ramalho apresentou o programa de melhoramento genético da RIDESA – Rede Interuniversitária para o Desenvolvimento do Setor Sucroenergético – da qual a UFRRJ/CCG é integrante, juntamente com mais nove universidades federais brasileiras. Foram destacados no encontro a importância do setor sucroenergético na matriz energética nacional e o sucesso do programa genético, representado pelos significativos incrementos de produtividade provenientes da liberação de novas cultivares de cana-de-açúcar no Brasil.
Os pesquisadores visitaram as estruturas do setor de melhoramento genético de cana-de-açúcar, onde puderam observar as etapas iniciais do processo simplificado de seleção. Viram também o crescimento das plântulas de cana-de-açúcar oriundas de sementes, cujos progenitores de interesse foram hibridizados em 2016 nas estações de floração e cruzamento da RIDESA, localizadas em Alagoas e Pernambuco.
Também aproveitaram a oportunidade para conhecer o laboratório de cultura de tecidos de cana-de-açúcar, cuja finalidade é fornecer elevada quantidade de mudas sadias, vigorosas, selecionadas e de origem genética conhecida. No laboratório tem sido multiplicadas cultivares de importância regional e cultivares da rede lançadas em 2015, quando as variedades RB completaram 45 anos.

Elaboração: Willian Pereira (engenheiro agrônomo);
João Paulo Azevedo fernandes (Estagiário de jornalismo da UFRRJ Câmpus Campos dos Goytacazes).

img_20160923_204553sam_0214

04/10/2016.