UFRRJ Câmpus Campos dos Goytacazes realiza reunião técnica de manejo de pastagem

A Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – Câmpus Campos dos Goytacazes realizou no dia 17 de maio de 2016 a sua primeira reunião técnica de manejo de pastagem. O evento foi organizado pelos pesquisadores do próprio câmpus com apoio do Instituto de Zootecnia da UFRRJ – Câmpus Seropédica e da empresa de Fertilizantes Heringer.

O evento contou com a presença de quase 80 participantes, sendo a maioria produtores rurais de diferentes municípios do Estado do Rio de Janeiro, além de técnicos e pesquisadores envolvidos com o setor. O tema das palestras esteve relacionado com o preparo de solo de solo e adubação de pastagens e a importância da intensificação na rentabilidade da pecuária, esta sob responsabilidade do professor do Instituto de Zootecnia da UFRRJ-Seropédica, Dr. João Batista Rodrigues de Abreu. No final foi realizada uma mesa redonda com os palestrantes e convidados ligados a pecuária do Norte Fluminense, onde produtores e técnicos participaram ativamente das discussões relacionadas ao tema em debate.

Contexto:

O rebanho bovino no Estado do Rio de Janeiro em 2014 era de 2,4 milhões de cabeças, o que representava cerca de 1% do rebanho bovino nacional. A região Norte Fluminense possui cerca de 30% do rebanho bovino do Estado. Entre os municípios, Campos dos Goytacazes é o maior produtor com cerca 255 mil cabeças, com participação de 39% na região e de 11% no Estado, segundo os dados do IBGE (2015). Além disso, atualmente o Estado ocupa a 10ª posição na produção nacional de leite, com uma produção de 5,7 milhões de litros.

A atividade torna-se ainda mais relevante em um contexto de mudança no uso da terra. A região Norte do Rio de Janeiro se figura como uma das principais regiões agrícolas do Estado, sendo tradicionalmente a principal produtora de cana-de-açúcar. No entanto, nos últimos anos tem se observado um declínio acentuado na área e produção da cana-de-açúcar na região. Redução resultante de diversos fatores, como o clima, perda da competividade do setor, entre outros fatores que têm levado os produtores a buscarem a diversificação para a produção agropecuária. Nesse contexto, a bovinocultura tem sido uma das principais alternativas, com expansão para áreas anteriormente destinadas ao cultivo da cana-de-açúcar.

No entanto, muitos agricultores que tem migrado da cana-de-açúcar para a bovinocultura, seja de carne ou leite, desconhecem as técnicas de manejo e produção, principalmente em relação ao manejo da pastagem. As mudanças no uso da terra requerem estudos e manejo adequado, principalmente em regiões consideradas de fragilidade ambiental, como a região Norte fluminense.

Nesse sentido, os objetivos desta primeira reunião foram: fomentar com discussões sobre a produção pecuária no Norte e Noroeste Fluminense, com ênfase no manejo de pastagens; criar uma rede de trabalho relacionado ao tema de manejo de pastagem nestas regiões do Estado; promover a troca de conhecimentos de forma a criar de linhas de pesquisa relacionadas ao manejo sustentável de pastagens.

A reunião técnica de manejo de pastagens da UFRRJ terá periodicidade anual, onde serão abordados temas relacionados ao manejo adequado de pastagens nas condições Norte e Noroeste, de forma a contribuir para o desenvolvimento regional.

Willian Pereira

1 2 3 4 5