UFRRJ de Campos recebe pesquisadores alemães

O Câmpus de Campos dos Goytacazes (CCG/UFRRJ) recebeu, em 14 de junho, a visita dos pesquisadores Andreas Sauter e Daniel Hochstädt, do Clausthal Institute of Environmental Technologies (Cutec) da Clausthal University of Technology, sediada na Alemanha. Os principais objetivos do encontro foram planejar as ações de pesquisa do Projeto Trabbio (“Transformation of Brazilian Organic Residue Masses into Recyclable Materials and Energy Sources”) e discutir novas possibilidades de pesquisa entre as instituições.

Iniciado em 2019, o projeto Trabbio visa ao desenvolvimento e implantação de tecnologias eficientes e inovadoras para o uso ambientalmente amigável de materiais energéticos da biomassa da cana-de-açúcar. O projeto é liderado pela Cutec e pelo Institute for Technology and Resources Management in the Tropics and Subtropics (ITT) da Technical University of Cologne, também da Alemanha.

O CCG é parceiro do projeto, junto a Embrapa Solos, Departamento de Engenharia de Metalúrgica e de Materiais da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Pesagro e Cooperativa Agroindustrial do Estado do Rio da Janeiro (Coagro).

Sobre a Clausthal University of Technology – A Universidade de Tecnologia Clausthal é um instituto de tecnologia em Clausthal-Zellerfeld, Baixa Saxônia, Alemanha. Fundada em 1763, atualmente é classificada entre as melhores universidades alemãs em engenharia pelo CHE University Rankings. Mais de 30% dos alunos e 20% do corpo docente vêm do exterior, tornando-se uma das universidades mais internacionais da Alemanha.

Por Raysa Terra, estagiária de Jornalismo do CCG/UFRRJ