UFRRJ participa da reunião de reitores e coordenadores da Ridesa em Alagoas

O reitor Roberto Rodrigues e o coordenador do Programa de Melhoramento Genético da Cana-de-Açúcar (PMGCA/UFRRJ), Willian Pereira, representaram a Rural na reunião da Rede Interuniversitária para o Desenvolvimento do Setor Sucroenergético (Ridesa), realizada em Macéio/AL de 17 a 19 de agosto. A UFRRJ, por meio do Câmpus de Campos de Goytacazes (CCG), é uma das dez instituições que compõem a rede.

Leia, abaixo, o relato enviado pelo coordenador do PMGCA/UFRRJ.

A reunião ocorreu no Centro de Inovação, em Maceió, Alagoas, de 17 a 19 de agosto de 2023.

Estiveram presentes os seguintes reitores: Roberto Rodrigues (UFRRJ), Demetrius David da Silva (UFV), Maria de Jesus Dutra dos Reis (Vice-Reitora da UFSCar), além dos anfitriões da UFAL, Josealdo Tonholo (reitor) e Eliane Aparecida Holanda Cavalcanti (vice-reitora). Representando a Reitoria da UFMT, esteve presente o pró-reitor Jackson Antonio Lamounier Camargos.

Além destes, também participaram representantes do Sebrae, da Fundação de Amparo à
Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) e da Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes), juntamente com Pedro Robério de Melo Nogueira, presidente do Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool no Estado de Alagoas, e o professor Edward Madureira, ex-reitor da UFG e coordenador da Ridesa, atualmente atuando como assessor da presidência da Finep.

Para começar, o professor Josealdo Tonholo acolheu a todos e abordou os progressos da UFAL, inovação e a importância da Ridesa. Em seguida, Pedro Robério de Melo Nogueira fez uma retrospectiva histórica sobre o significado de Alagoas no melhoramento genético da cana-de-açúcar. Além disso, destacou o papel essencial que a Ridesa desempenha na realidade produtiva do estado.

O professor Hermann Hoffmann, coordenador da Ridesa, iniciou sua fala com uma introdução sobre a Ridesa, expressando gratidão a todos que têm colaborado com a iniciativa. Ele discutiu igualmente a progressão da Rede e os benefícios conquistados por meio do aprimoramento genético no Brasil.

Logo depois, Geraldo Veríssimo, coordenador do PMGCA da UFAL, conduziu uma exposição sobre a trajetória da Ridesa. Ele enfatizou os fundamentos que deram origem à Rede, bem como as personalidades que desempenharam um papel crucial na sua solidificação. Além disso, salientou a relevância da Ridesa no contexto da indústria sucroenergética do Brasil e na economia nacional. Ao término da apresentação, Geraldo destacou os pontos primordiais a serem abordados na reunião, incluindo a renovação da Ridesa e a extensão do prazo de proteção de cultivares, entre outros assuntos.

Posteriormente, ocorreu uma extensa série de debates acerca dos tópicos apresentados e da exploração de estratégias para sua concretização. O professor Edward trouxe para a discussão algumas vias potenciais em colaboração com a Finep, incluindo a recém-liberação dos recursos do Pluricana. As discussões revelaram-se altamente produtivas, trazendo um sentimento de coesão entre as instituições de ensino integrantes da Ridesa, dada sua importância proeminente para a economia do Brasil.

No dia 19, foi feita uma visita à Estação de Floração e Cruzamentos da Serra do Ouro, localizada no município de Murici. Durante essa visita, os reitores e convidados tiveram a
valiosa oportunidade de imergir nos procedimentos e inovações voltadas à criação de variedades comerciais de cana-de-açúcar. Cada etapa do processo foi abordada, destacando-se sua importância fundamental para o cenário sucroenergético nacional.

A incursão percorreu as fases desse processo, proporcionando uma visão prática dos desafios enfrentados pela equipe em sua execução diária. Foi salientado a necessidade de contínuos investimentos na Estação, a fim de superar desafios e assegurar o progresso consistente das atividades. As discussões engendradas por essa experiência enriquecedora certamente trouxeram luz para a compreensão da relevância da Estação no âmbito do setor
sucroenergético brasileiro.

Informações da Ridesa: https://www.ridesa.com.br/

Postado em 24/08/2023 – https://portal.ufrrj.br/ufrrj-participa-da-reuniao-de-reitores-e-coordenadores-da-ridesa-em-alagoas/