Equipe técnica da UFRRJ – Câmpus Campos dos Goytacazes que atua no Programa de Melhoramento Genético da Cana-de-açúcar (PMGCA/RIDESA), composta pelo Eng. Agrônomo Tamys Luiz Fernandes e pelo Téc. Agrícola Cláudio Augusto Carneiro Maciel participou, nos dias 16 e 17 de maio/2016, da campanha de cruzamentos de cana-de-açúcar na Estação de Floração e Cruzamento de Serra do Ouro da UFAL / RIDESA localizada no município de Murici (AL). Anualmente são realizados novos cruzamentos utilizando-se desse Banco de Germoplasmas da RIDESA composto por mais de 3.500 acessos genéticos, visando dar continuidade ao processo de seleção de novas variedades RB de cana-de-açúcar, trabalho que completou 45 anos em 2015.
Desse trabalho de hibridação dos genitores pré-selecionados são obtidas sementes sexuadas que serão semeadas em Campos dos Goytacazes (RJ), iniciando assim um novo ciclo de seleção, cujo objetivo floresce na obtenção de novas variedades de cana-de-açúcar adaptadas às regiões canavieiras dos Estados do Rio de Janeiro, do Espírito Santo e das regiões nordeste de Minas Gerais e Sul da Bahia. Na seleção desses genitores foram levadas em consideração os valores genéticos preditos, a divergência genética e a associação de caracteres de importância industrial.
Nesse ano, já foram realizados 356 cruzamentos, considerando tanto os biparentais quanto os policruzamentos. Até meados de junho quando chega ao fim a campanha de cruzamentos 2016 em Serra do Ouro, esse número de cruzamentos deve ultrapassar 400.
Além dos cruzamentos realizados na Estação de Floração e Cruzamento de Serra do Ouro da UFAL, o PMGCA / UFRRJ / RIDESA também realiza anualmente hibridações na Estação de Floração e Cruzamento de Devaneio, da UFRPE / RIDESA, no município de Amaraji – PE.
A seguir são apresentadas fotos da Estação de Floração e Cruzamento de Serra do Ouro com seu banco de germoplasmas florescido e o trabalho de hibridação sendo realizado.