Câmpus Campos dos Goytacazes participa da Semana Rural 2023

O câmpus Campos dos Goytacazes (CCG) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro marcou presença na Semana Rural 2023, realizada entre os dias 08 e 22 de julho. A participação do CCG foi destacada através do Programa de Melhoramento da Cana-de-açúcar (PMGCA), com exposição de variedades RB e publicações desenvolvidas pela Rede Interuniversitária para o Desenvolvimento do Setor Sucroenergético (Ridesa), além da ministração de minicursos relacionados à produção da cana-de-açúcar.

Durante o evento, os visitantes tiveram a oportunidade de conhecer de perto as variedades de cana-de-açúcar desenvolvidas pelo Programa de Melhoramento da Cana-de-açúcar, como a RB108519, lançada pelo PMGCA/UFRRJ em 2021 e que se destaca por sua resistência a pragas e doenças, além de sua alta produtividade. A exposição das variedades despertou o interesse de produtores, estudantes e pesquisadores, que puderam trocar informações e adquirir conhecimentos sobre as melhores práticas de produção.

Além da exposição das variedades de cana-de-açúcar, o CCG ofereceu uma série de minicursos voltados para a produção e comercialização da cultura. Dentre os cursos ministrados, destacam-se:

• Produção de mudas pré-brotadas (MPB) de cana-de-açúcar: O curso abordou as técnicas e os procedimentos necessários para a produção de mudas pré-brotadas de cana-de-açúcar, uma alternativa eficiente e econômica para o plantio.
  • Manejo do solo e adubação da cana-de-açúcar: Os participantes puderam aprender sobre as práticas adequadas de manejo do solo e adubação para garantir o desenvolvimento saudável da cana-de-açúcar e a maximização da produção.
  • Produção de cana-de-açúcar para “caldo de cana” – uma opção rentável: O curso abordou as técnicas de cultivo específicas para a produção de cana-de-açúcar destinada à extração de caldo de cana, explorando as oportunidades de negócios nesse segmento.
  • Manejo orgânico da cana-de-açúcar: Focado em técnicas de cultivo sustentáveis, esse curso apresentou alternativas para a produção de cana-de-açúcar livre de agrotóxicos, atendendo à demanda crescente por alimentos orgânicos.
  • Cachaça – como produzir a matéria-prima com qualidade: Voltado para interessados na produção de cachaça, o curso abordou as melhores práticas de cultivo da cana-de-açúcar para a obtenção de uma matéria-prima de qualidade, contribuindo para a produção de uma cachaça de excelência.

Os minicursos proporcionaram um ambiente de aprendizado dinâmico e interativo, com espaço para perguntas, debates e troca de experiências entre os participantes. A equipe do CCG se mostrou comprometida em disseminar conhecimentos e contribuir para o desenvolvimento sustentável da produção de cana-de-açúcar na região.

A participação do CCG  na primeira Semana Rural da instituição foi um sucesso, reunindo produtores, estudantes, pesquisadores e interessados na cultura da cana-de-açúcar. Através da exposição das variedades RB, das publicações desenvolvidas pela RIDESA e da oferta de minicursos, o CCG fortaleceu sua posição como referência no estudo e no desenvolvimento de técnicas avançadas para a produção da cana-de-açúcar no estado do Rio de Janeiro, contribuindo para a expansão do conhecimento e o aprimoramento da indústria sucroenergética estadual.

Texto: Comunicação CCG/UFRRJ

Postado em 21/07/2023 – https://portal.ufrrj.br/campus-campos-dos-goytacazes-ccg-ufrrj-participa-da-semana-rural-2023/

Postado em 14/07/2023 – 11:17 –