Em junho de 2021, a Rede Interuniversitária para o Desenvolvimento do Setor Sucroenergético (Ridesa) publicou o livro “50 anos de variedades RB de cana-de-açúcar – 30 anos de Ridesa” em comemoração à trajetória de três décadas da rede de pesquisa. Depois de ser publicada em formato impresso, a obra agora está disponível para download. Na publicação são apresentados temas como a história da Ridesa e a contribuição da Rede para o setor sucroenergético brasileiro, com destaque para a descrição das 114 variedades RB de cana-de-açúcar, liberadas durante esse período. A organização e edição foi liderada pelo professor Ricardo Augusto de Oliveira, coordenador do Programa de Melhoramento Genético da Cana-de-açúcar (PMGCA) da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Além da versão em português, também será lançada uma em inglês.
Desde a fundação da Ridesa, a Universidade Federal do Rural do Rio de Janeiro, através do Câmpus Campos dos Goytacazes (CCG), integra esta rede de pesquisa ao lado de outras nove universidades federais. Neste período, o CCG já lançou comercialmente sete variedades de cana-de-açúcar. O lançamento mais recente foi a variedade RB108519, destaque nos novos plantios no estado do Espírito Santo. Os pesquisadores do CCG colaboraram no processo de escrita e publicação do livro, sendo eles: Celso Bitencourt Teixeira, Elizabeth Fonsêca Processi, Giovane Leal de Souza Silva, Jair Felipe Garcia Pereira Ramalho, Josil de Barros Carneiro Júnior, Josimar Nogueira Batista, Leticia Pastore Mendonça, Tamys Luiz Fernandes e Willian Pereira.
O livro “50 anos de variedades RB de cana-de-açúcar – 30 anos de Ridesa” tem importância no cenário sucroenergético brasileiro, reunindo autores de algumas das universidades federais mais conceituadas do país. É um marco para essas instituições de ensino, e também para a agroenergia brasileira, sendo também uma contribuição para o desenvolvimento e sustentabilidade do setor canavieiro nacional.
Clique aqui para realizar o download.