Laboratório de análise de solo da UFRRJ – Câmpus Campos dos Goytacazes mantém conceito A no PAQLF, exercício 2015/2016

O laboratório de análise de solos, que integra o Centro de Análises da UFRRJ Câmpus Campos dos Goytacazes, novamente recebeu o conceito A no Programa de Análise de Qualidade de Laboratórios de Fertilidade (PAQLF) da Embrapa, no exercício 2015/2016. Além do excelente conceito, o laboratório da UFRRJ-CCG tem se posicionado nas primeiras colocações nas últimas avaliações do programa.  Resultado que evidencia um alto nível analítico e confiabilidade nas análises realizadas pela equipe de laboratório.

O PAQLF é coordenado pela Embrapa Solos e teve seu início em 1992. O principal objetivo do programa é a verificação da qualidade das determinações analíticas dos laboratórios de instituições públicas e privadas, tendo em vista a garantia dos resultados gerados pelos participantes. Nesta última avaliação participaram 127 laboratórios de todo o Brasil que utilizam o Manual de Métodos de Análises de Solos da Embrapa, sendo que 29 laboratórios obtiveram o conceito A, 55 o conceito B e 43 o conceito C.

Sobre o laboratório de análise de solos da UFRRJ-CCG

O Centro de Análises (CA) tem uma longa história de trabalho na área de fertilidade de solos e nutrição de plantas, principalmente nos Estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo. Diversas pesquisas foram desenvolvidas no laboratório, com destaque para a marcha de absorção de nutrientes e recomendação de adubação para a cultura da cana-de-açúcar. Atualmente, entre as principais atividades do CA destacam-se o atendimento de produtores rurais, técnicos e pesquisadores  (com cerca de 5000 amostras analisadas anualmente), recomendação de adubação e calagem, além do treinamento de estudantes de diversas instituições de ensino da região.

Principais análises realizadas no CA: análise química de solo, planta, água, resíduos, vinhaça, calcário e fertilizantes; análise granulométrica de solo; análise tecnológica da cana-de-açúcar e ainda recomendação de adubação e calagem.

Contato:

Centro de Análises