Missão técnica ao Vale dos Vinhedos

Notícias

Câmpus Campos dos Goytacazes integra comitiva em missão técnica ao Vale dos Vinhedos.

As indicações Geográficas (IGs) identificam produtos com origem no território, região ou localidade, onde a qualidade, a reputação ou outras características se devam, essencialmente, à origem geográfica. No dia 08 de maio de 2007 a IG Paraty na modalidade Indicação de Procedência (IP) para cachaça foi reconhecida.

No mesmo ano o câmpus Campos dos Goytacazes (CCG) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro recebeu da Associação de Produtores e Amigos da Cachaça de Paraty (APACAP) e parceiros a solicitação de apoio no setor da cana-de-açúcar para produção de cachaça, iniciando no câmpus a linha de pesquisa “Indicações Geográficas  – Desenvolvimento e apoio”. Desde então diversos trabalho foram realizados pelo CCG destacando se a instalação de unidades experimentais de competição de variedades em Paraty, capacitações técnicas em cultivo de cana-de-açúcar e exposição no Festival da Cachaça, Cultura e Sabores de Paraty.

Em 2015, inicia se uma nova atividade do CCG na linha de pesquisa, após convite da APACAP o câmpus passa a compor o Conselho Regulador da IG Paraty tendo como representantes os engenheiros agrônomos Giovane Leal de Souza Silva e Gustavo Cardoso de Oliveira Dias.

Em destaque, a partir de 2015, encontra se em andamento o projeto “Desenvolvimento da Indicação Geográfica Denominação de Origem – D.O. para Cachaça de Paraty e construção de modelos tecnológicos para o cultivo da cana-de-açúcar em Paraty”, que tem por objetivo gerar conhecimento e tecnologia no cultivo da cana-de-açúcar e cachaça, bem como, desenvolver e realizar difusão de tecnologias aos produtores da cana-de-açúcar de Paraty.

A missão técnica ao Vale dos Vinhedos no Rio Grade do Sul é uma das ações integrantes do projeto mencionado acima, sua realização foi de 14 a 18 de março de 2016 tendo o grupo formado pelos associados da APACAP, representantes das instituições que compõe o conselho regulador da IG Paraty (CCG e Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca) e do SEBRAE, principal parceiro realizador da atividade.

O objetivo foi a troca de experiência com a Associação de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos (APROVALE), a Associação de Produtores de Vinho de Pinto Bandeira (ASPROVINHO) e instituições parceiras no processo de obtenção e desenvolvimento das IGs nestas regiões. O foco principal da atividade é conhecer o processo de qualificação da IP em DO da IG Vale dos Vinhedos, já concluído, e em andamento da IG Pinto Bandeira para vinhos e espumantes. Outra meta importante é o estudo da integração da produção dos vinho com o turismo, também ocorrente em Paraty com a cachaça.

Foram realizadas durante a missão técnica reuniões com a EMBRAPA – Centro Nacional de Pesquisa de Uva e vinho e as associações APROVALE e ASPROVINHO para atender o objetivo principal da missão. Para atender a meta vinculada ao turismo foram realizadas visitas as vinícolas Valmarino, Laurentis, Torcello, Pizzato, Strapazzon e Salvati associadas às associações e as destilarias de cachaça de alambique Casa Bucco e Weber Haus.  Também foram realizadas vistas a fabrica de rolha sintética Brentacork Austral e à Tanoaria Mesacaza.

Em avaliação das atividades realizadas os participantes consideraram um grande sucesso. Ficando diversos aprendizados para auxiliar a IG Paraty se qualificar como Denominação de Origem.

Por Giovane Leal

Comitiiva na Embrapa Centro Nacional de Pesquisa da Uva e Vinho. Missao em visita a sede da Associação de Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos Tanoaria Mesacaza - arte de produzir barris para o envelhecimento da cachaça. Troca de experiências com Rogério Valduga proprietario da Vinícola Torcello que tem como ponto forte a venda direta a turistas do Vale dos Vinhedos. Visita á destilaria de cachaça de alambique Weber Haus em Ivoti-RS.

Deixe um comentário