Câmpus Campos dos Goytacazes integra comitiva em missão técnica ao Vale dos Vinhedos.
As indicações Geográficas (IGs) identificam produtos com origem no território, região ou localidade, onde a qualidade, a reputação ou outras características se devam, essencialmente, à origem geográfica. No dia 08 de maio de 2007 a IG Paraty na modalidade Indicação de Procedência (IP) para cachaça foi reconhecida.
No mesmo ano o câmpus Campos dos Goytacazes (CCG) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro recebeu da Associação de Produtores e Amigos da Cachaça de Paraty (APACAP) e parceiros a solicitação de apoio no setor da cana-de-açúcar para produção de cachaça, iniciando no câmpus a linha de pesquisa “Indicações Geográficas – Desenvolvimento e apoio”. Desde então diversos trabalho foram realizados pelo CCG destacando se a instalação de unidades experimentais de competição de variedades em Paraty, capacitações técnicas em cultivo de cana-de-açúcar e exposição no Festival da Cachaça, Cultura e Sabores de Paraty.
Em 2015, inicia se uma nova atividade do CCG na linha de pesquisa, após convite da APACAP o câmpus passa a compor o Conselho Regulador da IG Paraty tendo como representantes os engenheiros agrônomos Giovane Leal de Souza Silva e Gustavo Cardoso de Oliveira Dias.
Em destaque, a partir de 2015, encontra se em andamento o projeto “Desenvolvimento da Indicação Geográfica Denominação de Origem – D.O. para Cachaça de Paraty e construção de modelos tecnológicos para o cultivo da cana-de-açúcar em Paraty”, que tem por objetivo gerar conhecimento e tecnologia no cultivo da cana-de-açúcar e cachaça, bem como, desenvolver e realizar difusão de tecnologias aos produtores da cana-de-açúcar de Paraty.
A missão técnica ao Vale dos Vinhedos no Rio Grade do Sul é uma das ações integrantes do projeto mencionado acima, sua realização foi de 14 a 18 de março de 2016 tendo o grupo formado pelos associados da APACAP, representantes das instituições que compõe o conselho regulador da IG Paraty (CCG e Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca) e do SEBRAE, principal parceiro realizador da atividade.
O objetivo foi a troca de experiência com a Associação de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos (APROVALE), a Associação de Produtores de Vinho de Pinto Bandeira (ASPROVINHO) e instituições parceiras no processo de obtenção e desenvolvimento das IGs nestas regiões. O foco principal da atividade é conhecer o processo de qualificação da IP em DO da IG Vale dos Vinhedos, já concluído, e em andamento da IG Pinto Bandeira para vinhos e espumantes. Outra meta importante é o estudo da integração da produção dos vinho com o turismo, também ocorrente em Paraty com a cachaça.
Foram realizadas durante a missão técnica reuniões com a EMBRAPA – Centro Nacional de Pesquisa de Uva e vinho e as associações APROVALE e ASPROVINHO para atender o objetivo principal da missão. Para atender a meta vinculada ao turismo foram realizadas visitas as vinícolas Valmarino, Laurentis, Torcello, Pizzato, Strapazzon e Salvati associadas às associações e as destilarias de cachaça de alambique Casa Bucco e Weber Haus. Também foram realizadas vistas a fabrica de rolha sintética Brentacork Austral e à Tanoaria Mesacaza.
Em avaliação das atividades realizadas os participantes consideraram um grande sucesso. Ficando diversos aprendizados para auxiliar a IG Paraty se qualificar como Denominação de Origem.
Por Giovane Leal