Campos dos Goytacazes, cidade localizada no norte do estado do Rio de Janeiro, tem enfrentado uma crescente escassez de água nos últimos anos, reflexo das mudanças climáticas e da redução significativa das chuvas. Nos últimos 20 anos, a média anual de precipitação na região diminuiu cerca de 20%, um fator que tem comprometido tanto a agricultura quanto o abastecimento de água para a população. Diante desse cenário alarmante, soluções inovadoras têm sido buscadas para garantir a segurança hídrica da cidade e a sustentabilidade de suas atividades produtivas.
Desafios Hídricos e a Necessidade de Inovação
Diante do desafio da escassez hídrica, a construção de um grande reservatório de drenagem e reuso das águas pluviais que, em grande parte, seria desperdiçada, para posterior utilização na irrigação das lavouras, é uma das iniciativas que visa reduzir a dependência de fontes hídricas convencionais, como rios e poços artesianos, que estão em processo de degradação devido à sobrecarga.
Essa parceria é resultado de uma ação estratégica entre a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca de Campos dos Goytacazes e a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro em Campos dos Goytacazes (UFRRJ/CCG), que estão unindo esforços para promover uma gestão mais eficiente dos recursos hídricos, com a otimização do uso da água na experimentação agrícola, o que traz inovação e redução no impacto causado pela estiagem. Além disso, a construção do reservatório é um mecanismo basilar na contenção das águas pluviais que causavam alagamentos no entorno.
Por: Comissão de Comunicação do Campus Campos dos Goytacazes (ComCG/UFRRJ)